Terracota: a paleta de cores que é tendência nas decorações

A seleção das cores na decoração é essencial para definir a proposta do ambiente ou de toda a casa. Hoje com a variedade de itens e cores que temos disponível no mercado a escolha de cada elemento fica cada vez mais pessoal e afetiva. 

E hoje vamos falar de uma cor que tem seu espaço garantido no coração e nos detalhes das decorações de interiores, a terracota.

Uma mistura elegante entre o laranja, o vermelho e o marrom, ela pode apresentar muitos nuances caminhando entre estas tonalidades. A cor sempre foi utilizada nas cerâmicas e já foi utilizada nos objetos de decorações e composições no passado, mas recentemente ela ganha destaque e temos visto a cor terracota em pisos e revestimentos, móveis, paredes e até em quadros e itens decorativos.

A cor é considerada terroso, que remete a terra e argila, e por esta razão apresenta-se em tons mais fortes e intensos. Ela também traz um elemento natural (talvez pela ligação com a argila) e aconchegante. E saber combinar com outras cores pode ser o segredo do sucesso da sua decoração.

 

Terracota com outras cores

TERRACOTA DA SUVINIL

Eu particularmente gosto muito da cor junto com os nuances de verde, justamente por serem cores que nos lembram natureza. E entre o verde e o amarelo tem uma gama de opções que podem ficar lindas do seu ambiente.

Na cartela de tintas da Suvinil tem o Terra Roxa (terracota) e o Alcaparra (verde) que combinam muito bem.


O cinza claro pode ser um aliado para trazer suavidade e requinte ao espaço.

Terracota com cinza

 

Terracota com madeira e elementos naturais

A madeira é uma grande aliada do terracota, como falamos anteriormente, o terracota nos remete aos elementos da natureza e a madeira, a palhinha indiana e os tecidos crus de algodão caminham junto no estilo.

Detalhes em sisal ou palha podem ajudar a compor o ambiente.

 

Terracota nos pisos e revestimentos

Já existe no mercado opções de pisos e revestimentos na cor terracota, mas por ser uma cor intensa é preciso ter cuidado ao usa-la.

A Roca Cerâmicas tem algumas linhas com os nuances da cor.

Roca Cerâmicas - Linha Cotto Rosso

 

Terracota e o estilo rústico

Por ser tão ligada a natureza, argila e barro, a cor conversa muito bem com o estilo rústico. Móveis de demolição, sisal, artesanatos e madeiras são complementos para o estilo.

















Comentários