Porcelanato Polido ou acetinado: entenda as diferenças e as vantagens!

Porcelanato polido ou acetinado? Surgiu esta duvida em seu projeto? Veja quais as vantagens e desvantagens de cada um deles.



Os porcelanatos tornaram-se o piso mais vendido e desejado hoje no Brasil. Afinal trata-se de um produto que alia qualidade e beleza. Porém a escolha pode complicar já que existem variações deste produto como, resistência, brilho e se o piso é indicado para o ambiente da sua casa. Todos os porcelanatos são retificados, onde se usa menos rejunte entre as peças e elas ficam muito próximas entre elas.

A principal variação do porcelanato é entre o polido e o acetinado ou natural. O tipo polido recebe um polimento e uma camada protetora que confere um alto brilho para o revestimento.  

Já o acetinado ou natural, não receberá esta camada protetora esmaltada.

Vamos conhecer agora as principais características de cada um destes pisos.

 

PORCELANATO POLIDO




O porcelanato polido é conhecido por um alto brilho que confere mais requinte ao ambiente, por esta razão é mais indicado para áreas internas como salas e quartos. Ele também apresenta maior resistência aos riscos, com a instalação correta este piso é muito durável, exibindo por muito tempo sua beleza inicial.

Trata-se de um piso mais gelado, conferindo  frescor ao ambiente.


Projeto: Iara Kilaris


Não é indicado para áreas externas e molhadas, pois  em contato com a água torna-se muito escorregadio. Para a cozinha ele deve ser usado com cautela já que é mais suscetível a manchas de gordura, óleo e água.

As versões mais modernas já apresentam variações de brilho com as versões esmaltadas. O esmaltado acetinado e o esmaltado polido. O esmaltado acetinado não possui brilho e pode ser comparado ao porcelanato natural. Já o esmaltado polido trará em suas características físicas o brilho.

Um cuidado extra quando se instala este piso é pensar que devido ao seu alto brilho, ele refletirá os móveis e objetos da casa.

PORCELANATO ACETINADO

Projeto: Cláudia Albertini Arquitetura


O porcelanato acetinado ou natural é aquele que não recebe a camada extra de esmalte e por esta razão torna-se mais discreto e mais aconchegante (ele é menos gelado que o polido).

Ele é indicado para áreas externas e internas já que no contato com a água não fica escorregadio, apesar de não ser um piso antiderrapante. Nas áreas internas pode ser usado na cozinha e banheiros inclusive visto que as manchas do dia a dia como, óleo e gordura não aparecem com facilidade. Por ser mais poroso ele não retém água.

Outra vantagem deste porcelanato é que ele pode ser usado tanto em pisos como paredes.

Uma desvantagem deste piso acetinado é que ele é difícil de ser substituído e removido, por esta razão deve-se escolher com cautela antes da instalação.

 

Manutenção e cuidados com seu porcelanato

Os cuidados com seu piso não variam de acordo com o modelo. Opte por vassouras de cerdas macias, lavagens com detergentes neutros e depois seque com um pano seco. Evite produtos abrasivos.

Os preços variam de acordo com o fabricante e os tamanhos, a variação de preço entre acetinado ou polido varia pouco.


Comentários