Tipos de cubas para seu banheiro

                                    Conheça os sete modelos de cubas para colocar no seu banheiro!

Doma Arquitetura

Aliadas dos projetos de decoração, as cubas são peças importantes para fechar o projeto do seu banheiro. E para acertar na escolha é importante conhecer os modelos, estilos e opções de cubas que encontramos no mercado para colocar na sua obra.

Dentre as opções disponíveis no mercado destacamos 7 modelos que são mais usadas nos projetos de decoração dos banheiros e lavabos.


· Cuba de Embutir

A cuba de embutir é o modelo mais tradicional disponível no mercado. É o modelo que normalmente está incluso nos imóveis prontos entregues pela construtora. Geralmente é um modelo oval ou arredondado o que ocupa mais espaço de bancada e também do gabinete. É necessário pensar numa bancada maior quando se usa este modelo de cuba.

Normalmente é feita de cerâmica, mas pode ser encontrada em vidro. A cor branca, gelo e creme predominam, mas também encontramos cores mais marcantes como preto e vermelho.

Cuba oval embutida

Os modelos quadrados também temos visto com frequência nos projetos o que confere modernidade e leveza ao espaço.

Cuba embutida retangular 



· Cuba de Sobrepor

Projeto: Viviane Loyola

 A cuba de sobrepor não é tão comum como a de embutir, mas também não é tão ousada como a de apoio. Ela fica literalmente no meio entre as duas.

Ela é instalada em apenas em um nicho menor da bancada e boa parte da cuba fica aparente, o que libera um pouco de espaço no gabinete abaixo da pia. Normalmente ela tem um formato mais sofisticado e acaba se tornando um ponto de atração e olhares na decoração.

Projeto: Thodia Arquitetura

 

 

· Cuba de Apoio

Uma Concreto

A cuba de apoio é indicada para pequenos espaços ou bancadas pequenas, pois a cuba fica apenas encostada na bancada e isto possibilita usar uma bancada menor.

O tamanho da cuba varia bastante, mas o tamanho mais comum é em torno de 35 centímetros de diâmetro.

Assim como as cubas de embutir, normalmente são feitas de cerâmicas e em cores claras, mas vemos em vidro e também em cores mais ousadas.

O modelos mais comum é o redondo ou oval, mas o quadrado também marca presença.

Nas cubas de apoio destaca-se os modelos com as bordas irregulares, uma parte mais baixa que a outra. Isto traz um charme diferente para o espaço.

Recentemente temos visto um grande destaque para as cubas feitas em concreto. 

 

· Cuba de Semi-Encaixe

Projeto: Viviane Loyola Arquitetura

A cuba de semi-encaixe fica no meio do caminho entre a cuba embutida que fica totalmente inserida na bancada e a cuba de apoio que fica fora da bancada.

Este modelo é ótima para banheiros com pouco profundidade para a bancada.


Quanto ao formato, já que elas precisam encaixar perfeitamente na pedra da pia, os mais indicados são o quadrado ou retangular.

Como um dos lados da cuba ficará aparente isto traz um aspecto moderno e inovador para seu projeto do banheiro.

   

· Cuba de Parede

A Cuba de parede é fixada diretamente na parede, como o nome mesmo sugere. Isto se dá pois este modelo dispensa o gabinete abaixo da pia.

Normalmente utilizada em espaços comerciais ou lavabos e lavatórios. Esta opção apresenta um baixo custo perto das demais opções.

  


· Cuba Esculpida

A cuba esculpida é uma opção usadas nos projetos mais refinados e exclusivos. A cuba é esculpida/ lapidada em pedras como o mármore, o quartzo (silestone ou material similar) ou o porcelanato.

Ela pode ser feita em tamanhos e formatos variados. Então pode ser uma excelente ideia quando se tem um espaço muito pequeno ou muito grande para a bancada do banheiro. A cuba esculpida requer um cuidado maior na limpeza e manutenção. Além do cuidado na escolha do profissional que fará o serviço.

Doma Arquitetura

O escoamento de água pode ser com o ralo oculto ou com rasgo lateral.

 

  

· Cuba de Piso

A Cuba de piso aparece como uma opção mais simples e barata. A cuba possui um prolongamento em cerâmica que é chumbado/preso no chão.

 

Comentários