Banheiro sem janela: Descubra o segredo para ter um banheiro arejado e sem janela

Aqui nós te mostramos tudo que você precisa saber para ter um banheiro sem janelas, porém iluminado e arejado. 

 

        Banheiro sem janela é cada vez mais comum nas plantas dos apartamentos.      Principalmente para lavabos ou suítes pequenas, ele pode apresentar a vantagem de se conseguir colocar um banheiro roubando um pequeno espaço da sala ou do quarto. Mas é preciso estar atento a alguns problemas que podem surgir no decorrer do tempo, em especial na respiração do ambiente e também na iluminação.

Porém nem tudo está perdido. Confira algumas estratégias que você pode utilizar para deixar ambiente mais claro e arejado.


1.          Exaustor

O exaustor é o modelo mais utilizado para arejar ambientes sem ventilação natural. Ele é instalado na parede ou no teto do ambiente e é acionado para eliminar umidade e odores desagradáveis do ambiente.

Uma dica para quem se incomoda com o barulho do exaustor é isolar o botão de acionamento dele dos demais interruptores de luz, assim você pode ligar o exaustor somente quando desejar.


2.          Cobogós ou elemento vazado

Os cobogós ou elementos vazados são usados para arejar e iluminar o banheiro sem janela. Ele pode ser instalado num ponto mais alto do banheiro para evitar invasão da intimidade quando se está usando um dos cômodos.

Eles são lindos e decorativos e hoje já se tem no mercado opções de várias cores, formatos e preços.

 

3.          Grade de ventilação



A grade de ventilação pode ser entregue junto com a obra estrutural do prédio, muitas construtoras optam por este artificio na falta da janela. Ou ainda ela pode ser feita com uma instalação no teto do banheiro. Diferente do exaustor, ela não precisa de energia elétrica para funcionar.

A grade de ventilação é uma opção mais barata e funciona proporcionando a troca de ar entre o banheiro e o espaço onde ela está instalada.


4.          Toalheiro térmico

Os toalheiros térmicos apresentam-se em formato de grade e são acionados pela energia elétrica. Recomenda-se que seja instalado próximo de um ponto elétrico no banheiro.

Ao ser acionado ele acelera a secagem das toalhas o que diminui a chance de proliferação de fungos e mofo no ambiente.


5.          Desembaçador de espelhos


O desembaçador de espelhos vai funcionar como o toalheiro térmico, mas com o foco de tirar a umidade do espelho. Em alguns banheiros sem janela é comum os espelhos ficarem sempre embaçados e isto com o tempo vai danificando.

Nas lojas especializadas é possível encontrar adesivos que desembaçam o espelho e também aparelhos elétricos que são instalados na traseira do espelho.


6.          Utilize móveis com MDF ultra ou compensado naval



Para diminuir o impacto da umidade nos moveis do banheiro é importante buscar material que seja mais resistente como o MDF ultra ou o compensado naval. Uma dica importante é verificar bem as cores que serão usadas nos móveis, pois a cartela de cores destes materiais é menor que nos demais MDFs ou compensado.


7.          Plantas naturais

As plantas naturais podem ajudar na respiração do seu ambiente além de embelezar a decoração.

Algumas plantas são indicadas para áreas úmidas como, samambaias, zamioculca e violetas.


8.          Iluminação

A iluminação artificial deverá suprir a falta da luz natural no ambiente. Por esta razão é importante além da iluminação no teto também incluir pontos de luz ao redor do espelho, bancada, nichos e box.


9.          Aberturas internas para outro cômodo

Se o seu banheiro sem janela está localizado num corredor ou tem saída para um outro cômodo interno você pode pensar em colocar uma pequena janela ou abertura para este outro ambiente.


10.       Box de vidro

A escolha do box para seu banheiro é muito importante, pois influenciará na claridade e amplitude do seu espaço.

Box de vidro incolor não “achata” o banheiro e ilumina o espaço.

 

E você também possui um banheiro sem janela? Gostou destas dicas?  



Comentários