Decoração barata: saiba como transformar seu imóvel gastando pouco

 Decoração barata: saiba como transformar seu imóvel gastando pouco

Se você pensa que renovar os cômodos de sua casa é um processo caro e complexo, está enganado. Existem diversas opções de decoração barata que podem te ajudar nesse processo e, nesse texto, você conhece algumas delas


Ao contrário do que muitos pensam, o processo de decoração ou de redecoração de um imóvel não precisa ser caro e complexo. Muito pelo contrário: atualmente há diversas possibilidades criativas que podem transformar totalmente os cômodos. Por isso, se você quer renovar sua casa, continue a leitura e conheça algumas opções de decoração barata.


A internet foi uma grande facilitadora do processo de produção dos próprios itens decorativos. A técnica DIY (Do It Yourself, que, em português, significa “Faça Você Mesmo”) permite que qualquer pessoa dê vida a móveis e a objetos e, assim, transforme a decoração de seu imóvel de forma simples e prática.


Se você deseja saber como realizar uma decoração barata, continue a leitura. Nesse texto você vai conferir:


  • Os principais estilos decorativos

  • Dicas para realizar uma decoração barata em seu imóvel

  • Bônus: indicações de canais no YouTube sobre decoração


Os principais estilos decorativos

Antes de começar a decorar sua casa, é importante escolher um estilo decorativo para os cômodos. Essa decisão é primordial, uma vez que todas as escolhas seguintes irão depender do estilo selecionado.


Decoração escandinava

A sobriedade e o aconchego dos ambientes são as principais características do estilo escandinavo. A tendência está relacionada ao minimalismo e, por isso, determina que as paredes devem ter cores claras e que os cômodos não podem estar excessivamente decorados.


Outro aspecto importante do estilo escandinavo é a presença massiva da luz natural. A luz solar é essencial para os ambientes, especialmente porque os cômodos costumam comportar várias espécies de plantas.


A boa notícia é que é possível realizar uma decoração barata de acordo com a tendência escandinava.



Decoração minimalista

E, por falar em minimalismo, é necessário inserir nessa lista a decoração minimalista, que tem como princípio a organização. Quem opta pela tendência busca, na maioria dos casos, uma maneira simples e funcional de decorar os ambientes.


Dessa forma, a decoração minimalista está relacionada a um verdadeiro estilo de vida, no qual os praticantes se veem livres dos excessos e vivem apenas com o necessário.


E essas são características fundamentais da tendência: poucos móveis e objetos decorativos, paredes de cores neutras e luz natural. 


É válido ressaltar, ainda, que a decoração minimalista é uma excelente opção para quem deseja ter facilidade na hora de limpar e de organizar o imóvel.


Decoração rústica

Ao contrário do que muitos pensam, a decoração rústica não está restrita somente ao campo. Atualmente, a tendência está presente em diversos imóveis de cidades de diferentes portes.


Isso porque o conforto e a elegância são características fundamentais dessa tendência. Por isso, o estilo rústico é marcado pela simplicidade e pela relação com a natureza. É comum, então, encontrar móveis e objetos decorativos produzidos a partir de elementos naturais, como a madeira.


Outro ponto essencial na decoração rústica é a presença de plantas, que estabelecem uma boa relação entre os moradores e a natureza.


Dicas para realizar uma decoração barata em seu imóvel

Conforme mencionado acima, não é preciso gastar uma grande quantidade de dinheiro para decorar os cômodos de sua casa. Para te mostrar como é possível realizar uma decoração barata, separamos algumas dicas simples:


1. Comece pelas paredes

As paredes são essenciais para a decoração de um cômodo e, por isso, nada melhor do que começar a transformação do imóvel por elas. Engana-se quem pensa que a única forma de intervir nas paredes é por meio da pintura.


Atualmente, existem diversas possibilidades que permitem que o morador transforme suas paredes sem precisar gastar com tintas e com a mão de obra do pintor. Para isso, é importante apostar na criatividade e não ter medo de tentar.


Adesivos de parede

Se você deseja conferir um toque especial às paredes gastando pouco, a primeira dica de decoração barata é investir em adesivos. Esses itens - que não são sinônimos de papéis de parede - possuem um custo baixo e são capazes de conferir uma aparência totalmente nova aos cômodos.


Além disso, os adesivos possuem fácil aplicação e, portanto, podem ser inseridos na parede pelo próprio morador. Ao contrário da pintura, a aplicação dos adesivos não produz sujeira e, assim, você gastará menos tempo com a limpeza.


Os adesivos podem ser produzidos a partir de diversos materiais, como o vinil. Antes de escolher, contudo, você deve considerar a duração e o modo de aplicação e de limpeza de cada uma das alternativas.



Fotografias

Quem disse que suas fotografias devem ficar guardadas em uma gaveta ou armazenadas apenas na memória do celular? Se você deseja investir em uma decoração barata, pode apostar no uso das fotografias como um elemento decorativo.


As fotos podem ser utilizadas como pôsteres ou, ainda, aplicadas em uma espécie de mural. A verdade é que existem inúmeras possibilidades, que dependem da sua criatividade e do estilo que você quer conferir ao cômodo em questão.


Nichos e prateleiras

As paredes podem, ainda, comportar nichos e prateleiras, que, além de contribuírem com a estética do ambiente, são essenciais para a boa organização do imóvel.


As peças estão disponíveis em diversos formatos e, por isso, são facilmente adaptáveis a diversos gostos pessoais. Além disso, os nichos e as prateleiras favorecem o aproveitamento do espaço vertical do cômodo, o que não compromete a área do ambiente.


2. Reutilize objetos que você já tem em casa

Se você pensa que, para decorar seu imóvel, precisa investir em novos objetos, está enganado. As possibilidades da decoração barata incluem, também, a reutilização de objetos que você já tem em casa.


Os itens podem ser reformados ou até mesmo utilizados como matéria-prima para a produção de um objeto totalmente novo. A criatividade é o segredo para a construção de bons itens e, mais uma vez, é importante que você busque referências e inspirações em sites e em vídeos na internet.


E se você não sabe por onde começar, aqui vai uma dica: se você tem latas de alumínio em casa - como aquelas que comportam o achocolatado -, que tal transformá-las em um belo porta-objetos?


Outra ideia simples e efetiva é utilizar suas fotos pessoais para construir um belo mural. Experimente mesclar as imagens com uma estrutura feita de pallets e plantas suspensas. Você vai se surpreender com o resultado.


3. Faça seus próprios itens decorativos

Por fim, a decoração barata permite que você faça seus próprios itens decorativos, seguindo os preceitos do DIY. 


Além de ser uma excelente alternativa para quem não deseja gastar muito com a transformação do imóvel, é um bom passatempo - especialmente em um período em que muitos estão em isolamento e distanciamento social.


Para produzir seus próprios objetos de decoração você pode optar por utilizar materiais que já tem em casa ou investir em novos. A boa notícia é que até mesmo as matérias-primas novas têm um preço acessível.


Você pode, por exemplo, utilizar caixotes de madeira para construir estantes e nichos. Ou, ainda, se dedicar à arte do biscuit para produzir porta-chaves e decorações para potes de cozinha.


Mais uma vez, a criatividade é fundamental e você deve avaliar quais itens irão encaixar na decoração que você pretende inserir nos cômodos de seu imóvel. Para isso, é importante buscar inspirações. Nesse sentido, que tal conhecer alguns canais no YouTube que podem te ajudar?!



Bônus: indicações de canais no YouTube sobre decoração

A produção de objetos decorativos por conta própria é uma tendência e, por isso, canais sobre o tema viralizaram no YouTube. Dessa forma, você pode aproveitar o conteúdo disponível para criar suas próprias peças. Abaixo você confere três dos principais canais quando o assunto é DIY:


Organize sem Frescuras

O canal Organize sem Frescuras, que é comandado pela personal organizer Rafaela Oliveira, pode te ajudar não somente a elaborar novos objetos decorativos, mas também a organizar todo o seu imóvel.


Maddu Magalhães 

O canal de Maddu Magalhães ganhou inúmeros seguidores nos últimos anos, principalmente, em decorrência do conteúdo de qualidade disponibilizado. 


Além de abordar dicas de organização e de gastronomia, a carioca mostra como é possível realizar uma decoração barata em qualquer imóvel.


DIYcore

E se você deseja realmente colocar a mão na massa e produzir seus próprios objetos decorativos, precisa conhecer o canal DIYcore, comandado por Karla Amadori.


Nos vídeos, Karla ensina a produzir desde objetos até móveis, como cômodas e estantes. Além disso, os conteúdos podem ser excelentes fontes de inspiração para a sua casa.


Quer encontrar o imóvel ideal? A Arbo pode te ajudar!


A Arbo Imóveis

Parceiros da Casa Decorada, nós somos a Arbo Imóveis, uma startup do mercado imobiliário que tem o objetivo de simplificar transações imobiliárias, para que se conectar a um imóvel seja felicidade para quem o recebe, quem o entrega e quem o administra.


Oferecemos serviços e produtos para o mercado imobiliário de todo o Brasil, como um CRM (Customer Relationship Management) e um aplicativo para corretores, e, além disso, operamos um dos maiores portais de imóveis do País. 


A Arbo possui como diferencial a facilitação de processos imobiliários de compra e de locação. Para isso, a empresa conta com ferramentas que desburocratizam processos tanto para imobiliárias, corretores e incorporadoras quanto para clientes que desejam comprar e alugar imóveis. Conheça!


Comentários

ir para o topo