Saiba a forma correta de descartar embalagens recicáveis de delivery

O consumo de plástico e embalagens aumenta cada vez mais com a vida moderna e corrida do dia a dia. Consequentemente temos o aumento do descarte destes itens e uma possível cadeia de reciclagem destes materiais.

Com a chegada da pandemia do Covid -19 e o aumento do isolamento social, a população em geral acaba ficando mais em casa, cozinhando mais e consumindo mais refeições prontas e deliverys.

Nosso lixo reciclável e descartável aumentou bastante gerando dúvidas do que pode ser reciclado e como deverá ser o descarte. Caixa de pizza com sujidades pode ser reciclada? E o isopor, onde devo descartá-lo?

A reciclagem continua sendo um ótimo caminho para criar um equilíbrio entre as facilidades da vida moderna e o impacto ambiental. Conversando com empresas e profissionais da área ambiental, fizemos um guia com dicas para que seu lixo possa ser reaproveitado.


Caixas de Pizza

A caixa de papelão pode e deve ser reciclada, a gordura pode atrapalhar um pouco, mas não inviabiliza a reciclagem.

O ideal é separar a parte da caixa que não está contaminada com queijo e outros alimentos e colocar para reciclagem. Já a aparte contaminada pode ser descartada no lixo orgânico.


Garrafas PET

As embalagens plásticas possuem uma divisão interna no grupo. Basta olhar o fundo da embalagem e ver o numero que consta lá.



A PET é identificada pelo número 1, mas os demais números podem e devem ser encaminhados para reciclagem também. Antes do descarte lembre-se de lavar e higienizar suas embalagens plásticas. Isto evita contaminação e infestação por insetos e fungos.

Tampinhas plásticas – muitas das garrafas que consumimos têm também a tampinha plástica, separe-as das garrafas e faça uma coleta individual. Elas podem ser entregues para ONGs e associações filantrópicas que vendem as tampinhas e destinam o valor para causas sociais.


 Embalagem de ISOPOR

O isopor é um derivado de petróleo e é altamente recomendado que seja reciclado. Ele pode ser descartado junto com os plásticos. Faça a higienização antes do descarte.


Talheres Descartáveis



Podem e devem ser reciclados, porém recomenda-se o reuso antes do descarte. Use mais de uma vez antes de jogar fora.


 Guardanapos Usados

Os guardanapos depois de usados não podem ser reciclados, eles devem ser descartados no lixo orgânico.


Óleo Usado



Muito utilizado para frituras e preparos, o  óleo usado torna-se um resíduo que não deve ser descartado no ralo da pia ou no vaso sanitário. O correto é coletar e guardar em garrafas PET  e descartar no lixo reciclável ou entregar/trocar em ONGs e associações filantrópicas que fazem a coleta do óleo usado.








Comentários