Mudança de casa: confira 5 dicas para se organizar corretamente

 Mudança de casa: confira 5 dicas para se organizar corretamente



A mudança de casa é um processo complexo, mas que pode ser simplificado com atitudes simples. Nesse texto você confere algumas dicas importantes


Você escolheu um imóvel novo e, agora, precisa realizar a mudança de casa. O processo, apesar de complexo, pode ser simplificado quando os moradores seguem algumas dicas práticas. A organização é um ponto-chave para o sucesso da mudança e, por isso, você deve seguir alguns passos.


Imprevistos e erros podem acontecer em qualquer mudança de casa, mas podem - e devem - ser evitados. Para que você não tenha problemas durante o processo, esse texto traz algumas informações importantes, como:


  • Os erros mais comuns no processo de mudança de casa e como evitá-los

  • Cinco dicas para organizar a mudança residencial

  • Bônus: como organizar a casa após a mudança de casa


Os erros mais comuns no processo de mudança de casa e como evitá-los

Conforme mencionado acima, a ocorrência de erros é comum em mudanças de casa. Entretanto, estes podem ser evitados quando os moradores têm conhecimento sobre os problemas e, também, quando sabem se organizar e se planejar com antecedência.


Abaixo você confere os erros mais comuns em mudanças residenciais e, também, dicas para evitá-los:


Preferir realizar todo o processo de forma autônoma

Alguns dos principais problemas de mudanças residenciais estão relacionados a moradores que decidem realizar todas as etapas do processo por conta própria. Isso porque, uma vez que não possuem os conhecimentos necessários para determinadas atividades - como desmontar móveis, embalar pertences, entre outros -, os indivíduos podem causar graves problemas.


Se a sua intenção é economizar dinheiro na mudança de casa, deve saber que realizar o processo de forma autônoma poderá te trazer ainda mais gastos. Imagine que, ao tentar embalar pertences frágeis, você quebre uma das peças.


Nesse caso, o valor do objeto pode ser superior ao que iria gastar com a contratação de um bom profissional. Dessa forma, a principal dica é: se não souber como realizar uma etapa, conte com o auxílio de profissionais especializados e faça um investimento consciente.



Não elaborar o inventário da mudança de casa

A elaboração do inventário da mudança é um processo complexo, mas extremamente necessário para o sucesso de sua ida ao novo imóvel. Nele, você precisa anotar todos os itens que serão levados de sua antiga casa para seu novo lar.


O principal objetivo do inventário é garantir, além de organização, que todos os itens que saíram de um imóvel irão chegar no outro em perfeito estado. Esse passo pode ser feito em conjunto com a empresa de mudança - caso você contrate uma - ou por conta própria.


Não ficar atento aos métodos de embalagem

A embalagem dos pertences é uma das etapas mais importantes da mudança de casa. Isso porque ela é a responsável pela conservação dos objetos durante o transporte e, para que tudo chegue no novo imóvel em perfeito estado, é necessário estar atento aos métodos de embalagem.


Os itens mais comuns são caixas de papelão, materiais redutores de impacto e plástico bolha. No caso de itens frágeis, como espelhos e mesas de vidro, é necessário redobrar o cuidado e a atenção.


Desse modo, a principal indicação é entrar em contato com um profissional especializado. Se você contratou uma empresa de mudanças, verifique se esse serviço está incluso no contrato.


Cinco dicas para organizar a mudança residencial

Agora que você já conhece os erros mais comuns em uma mudança de casa, chegou o momento de conferir cinco dicas para organizar cada etapa da melhor forma possível.


Utilize listas, listas e mais listas

A mudança é um processo composto por muitas etapas. Existem atividades que devem ser realizadas antes, no dia da mudança e após a chegada no novo imóvel. Para que tudo fique organizado, é importante contar com o auxílio de listas.


Desse modo, no dia da mudança, pegue papel e caneta - ou seu celular - e anote todas as tarefas que precisam ser realizadas. É necessário que você tenha fácil acesso à lista, para que possa conferir quais atividades ainda precisam ser feitas.


Nesse aspecto, vale ressaltar que você deve pensar muito antes de marcar um dia para a mudança. Isso porque o processo é longo e, certamente, você irá precisar de muitas horas para concluir o processo de forma satisfatória.



Conheça seu novo lar antes de se mudar

É comum que, com o avanço da tecnologia, muitas pessoas utilizem a internet para buscar casas e apartamentos. Contudo, a visita ao imóvel é uma etapa fundamental para que o morador veja se o espaço realmente atende às suas expectativas e às suas necessidades.


No momento da visita, verifique os cômodos e pense em como irá distribuir seus móveis e seus objetos. Se desejar medir os ambientes com precisão, leve uma trena e anote todas as medidas.


Uma dica é aproveitar a visita ao imóvel para verificar a necessidade de reparos e de manutenções. Se esse for o caso, é importante cuidar de todos os detalhes antes de transportar todos os pertences.


Solicite a instalação e a desinstalação de serviços com antecedência

A mudança de casa é complexa por envolver muitas etapas. Dessa forma, é possível que alguns moradores se esqueçam de algumas atividades importantes, como a instalação e a desinstalação de serviços - especialmente os essenciais.


Isso significa que, ao sair de seu antigo imóvel, você deve solicitar às companhias e às empresas responsáveis o desligamento dos serviços, como água e energia elétrica. Isso irá evitar que você tenha que pagar uma mensalidade desnecessária.


O mesmo cuidado vale para a nova casa: antes de se mudar, solicite a instalação de serviços essenciais. Esse passo irá evitar que você chegue ao imóvel e tenha que, por exemplo, ficar sem energia elétrica por alguns dias.


Organize os itens da mudança

A organização da mudança é o momento de colocar a mão na massa. Nesse sentido, é importante ter um planejamento bem definido. A principal indicação é organizar os pertences de acordo com os cômodos.


Isso significa que você deve embalar, por exemplo, todos os móveis e objetos do banheiro e, somente depois de finalizar tudo, ir para outro ambiente. Outro aspecto importante é apontar o cômodo na caixa utilizada para embalar os pertences.


Esse passo a passo irá facilitar tanto o carregamento quanto o descarregamento dos itens em seu novo imóvel.


Organize sua nova casa

Após chegar em sua nova casa - ou apartamento -, você deve organizar todos os cômodos. Contudo, não é necessário ter pressa, uma vez que esse passo deve ser realizado com calma e com cuidado.


Uma boa dica é não começar a organização logo no dia da mudança, já que os moradores costumam ficar cansados. Por isso, separe itens de uso pessoal, como roupas e produtos de higiene, e monte um “kit da primeira noite”.



Bônus: como organizar a casa após a mudança de casa

A organização de sua nova casa deve ser realizada com atenção, uma vez que irá determinar o conforto e a qualidade de vida dos moradores no imóvel. Abaixo você confere algumas dicas para não errar nessa etapa:


Conte com o auxílio de montadores e de instaladores

A desmontagem de móveis pode ser um processo simples, mas montá-los de novo não é uma tarefa fácil. Além disso, é necessário considerar que, quando o morador não tem conhecimento e decide montar seus móveis de forma autônoma, pode danificá-los completamente.


Para que esses problemas não aconteçam, é possível contar com o auxílio de profissionais especializados, como montadores e instaladores. Isso garante que o serviço será realizado de forma correta e segura.


Organize a arrumação por cômodos

Conforme mencionado acima, a embalagem de móveis e objetos por cômodo facilita o carregamento e o descarregamento dos pertences. Agora, em sua nova casa, você deve organizar a arrumação por cômodos novamente.


Uma boa dica é priorizar itens essenciais, como a geladeira e o fogão. Por isso, certifique-se de que estes estão devidamente instalados o mais breve possível.


Tenha calma e paciência

Agora que você já se mudou para seu novo imóvel, pode ter a certeza de que as etapas mais complexas já ficaram para trás. Por isso, tenha calma e paciência ao organizar sua casa ou seu apartamento.


Uma boa dica é não realizar a organização de uma única vez, uma vez que essa atitude pode te deixar cansado e, ainda, te causar retrabalho no futuro. Comece por suas prioridades e avance com cuidado, para que nada saia errado.


Quer encontrar a casa ou o apartamento ideal? A Arbo Imóveis pode te ajudar!


Quem é a Arbo Imóveis

Parceiros da Casa Decorada, a Arbo Imóveis é uma startup do mercado imobiliário que tem o objetivo de simplificar transações imobiliárias, para que se conectar a um imóvel seja felicidade para quem o recebe, quem o entrega e quem o administra.


Assim, oferece serviços e produtos para o mercado imobiliário de todo o Brasil, como um CRM (Customer Relationship Management) e um aplicativo para corretores, e, além disso, opera um dos maiores portais de imóveis do País.


A Arbo possui como diferencial a facilitação de processos imobiliários de compra e de locação. Para isso, conta com ferramentas que desburocratizam processos tanto para imobiliárias, corretores e incorporadoras quanto para clientes que desejam comprar e alugar imóveis. Conheça!


Comentários

ir para o topo