Decoração de Sala de Jantar com Cadeira Luis XV

Projeto: Roberto Migotto

O estilo clássico usado nas decorações é considerado atemporal e pode ser aplicado em qualquer ambiente da sua casa. Ele pode também ser usado em composições que misturam o clássico e o moderno com a criação de pontos de harmonia.
Além da beleza e do requinte agregados aos móveis de estilo clássico eles podem trazer utilidade e bem-estar quando adaptados as funções do dia a dia de um lar. Como é o caso de poltronas, recamier, penteadeiras e também mesas e cadeiras de jantar.
Projeto: Vanja Maia - Viva Decora

Quando se opta por linhas clássicas e atemporais busca-se uma adaptação da decoração a elementos sofisticados e bem delineados. Poltronas confortáveis, volumosas e cheias de detalhes são facilmente encontradas no estilo tradicional. E isto vem ao encontro do que se busca para compor ambientes de sala de jantar e estar.
Na sala de jantar é possível harmonizar estilos mesclando móveis de linhas diferentes.  Com um foco no conforto e na beleza, por exemplo, traga uma mesa contemporânea e complete com cadeiras estilo Luis XV, conhecido por suas curvas aconchegantes. A mesa com linhas mais neutras e contemporâneas se fundirá com perfeição com os nuances e detalhes das conhecidas e desejadas cadeiras Luis XV.
Cadeira Luis XV - Foto via: Atelier Clássico

As cadeiras Luis XV são ícones da linha Luis XV e valorizam o luxo aliado ao conforto com assentos largos, tecidos nobres e estrutura em madeira. Já as mesas contemporâneas são retas e com os pés menores o que facilita a confecção sob medida no material e tamanho desejado, além de acomodar mais pessoas ao redor.  Com a mescla de estilos é possível alcançar um ambiente atual,  rico em detalhes, mas com classe e estilo por meio de elementos atemporais e clássicos.
Para as cadeiras da sala de jantar invista em cores, tecidos e acabamentos que se relacionam entre si. A estrutura normalmente é desenvolvida de forma artesanal em madeira maciça primando sempre pela qualidade, a pintura pode ser personalizada de acordo com o projeto e o ambiente. Para o revestimento dos assentos o veludo é dos tecidos mais usados assim como as cores sóbrias, creme, bege, off White, preto e cinza estão entre as queridinhas. Nada impede que você escolha acabamentos diferentes na sua sala, mas lembre-se de criar uma harmonização. Um tratamento de impermeabilização do assento pode ser indicado para evitar manchas e borrifos durante o uso. Ele cria uma camada invisível contra água, umidade, raios solares e outras substâncias que podem facilmente penetrar o tecido e danificá-lo.


A finalização do cenário com estilos harmonizados se dará com a sintonia fina do projeto com o que se busca para o espaço, o arremate e o aperfeiçoamento nos demais móveis, acessórios, objetos decorativos e também na iluminação que estarão presentes. Pontos de luz direcionados são capazes de atrair olhares para objetos clássicos que serão colocados como, quadros e peças de antiquário.

 É sempre mais difícil e trabalhoso conciliar estilos de decoração num mesmo esboço quando se compara com um projeto de estilo único, porém o resultado final será recompensador quando se tem luxo, conforto, peças exclusivas e um espaço com a cara e o desejo dos que usufruem diariamente do espaço. 

Comentários