10 formas de limpar seus tapetes com produtos que tem em casa


Os tapetes tem uma importante função no aconchego e elegância do lar. Responsável por dar aquele ar de continuidade sob os móveis, eles são um acessório indispensável em muitas decorações.
Porém os tapetes são um grande receptador de sujeiras e bactérias do dia a dia da casa, por esta razão eles precisam ser limpos com frequência e de forma adequada.
A manutenção e os cuidados são necessários para ajudar na conservação e na beleza do produto, afinal ter um tapete manchado, sujo ou desbotado pode arruinar todo seu projeto de decoração do ambiente.



Aqui listamos algumas dicas importantes para te ajudar na difícil tarefa de manter seus tapetes sempre limpos e bem cuidados. 
Muito mais fácil é pegar o objeto e correr numa lavanderia, mas nem sempre o orçamento nos permite fazer isto sempre que queremos. 
Para fazermos este artigo buscamos soluções com produtos que temos em casa o que torna o trabalho mais fácil.

1. Aspirador de Pó
Utilize seu aspirador de pó para eliminar as sujeiras aparentes e também as mais escondidinhas. Não deixe acumular farelos e pequenos pedaços de alimentos no fundo do tapete, isto pode ajudar a proliferação de fungos, mofo e bactérias.

2. Vinagre 
O vinagre é um produto com alta concentrada de ácido acético que possui funções desinfetantes e também desengordurantes. 
Por esta razão o vinagre é amplamente utilizado na limpeza domestica de cozinhas e banheiros. 
Para a limpeza de tapetes e carpetes use a mesma quantidade de água e vinagre, coloque num borrifador e aplique sobre os tapetes.  O vinagre auxiliará na exclusão de cheiros desagradáveis. 
Para tapetes com xixi de cachorro, utilize a mistura com vinagre e absorva os excessos com papel toalha. 

3. Bicarbonato
Para tirar manchas dos tapetes e carpetes indicamos que pegue a mesma mistura do vinagre com água e acrescente bicarbonato nela, borrife sobre a mancha, deixe agir sobre a área, escove e espere secar.

4. Amido de Milho
O Amido de milho misturado em partes iguais com o bicarbonato fará uma limpeza a seco em seus tapetes. Faça a mistura e polvilhe sobre o tapete todo. Deixe agir por alguns minutos e aspire tudo com seu aspirador de pó.
A mistura sugará toda a sujeira do tapete.

5. Detergente neutro de louças
Misture 1 (um) litro de água fria com 1/4 do vidro de detergente e bata tudo numa batedeira até atingir uma consistência com muita espuma.
Pegue uma esponja macia e aplique sobre as áreas manchadas de seu tapete. Depois de retirar as manchas, seque o tapete com pano limpo e também com secador de cabelos.

6. Essência de Eucalipto
Na mistura acima de detergente neutro e água você pode adicionar essência de eucalipto para deixar seus tapetes mais cheirosos e agradáveis. A essência ajuda a manter seu ambiente como um todo mais agradável.

7. Secador de Cabelos
Quando a limpeza do tapete ou carpete os deixa muito úmidos, utilize o secador de cabelos para finalizar o processo e assim evitar manchas e maus odores.

8. Amaciante de Roupas
Para a limpeza de tapetes felpudos ou altos, indicamos a mistura: 
- água
- detergente de louças neutro
- amaciante de roupas
Faça uma solução aquosa com os ingredientes e borrife sobre toda a superfície do tapete. Depois escove com uma escova macia e seque com pano limpo e seco.

9. Xampu de cabelos
Os xampus são indicados para fazer a limpeza de tapetes com franjas. Faça a mistura de xampu e água e esfregue com uma escova bem macia para evitar puxar fios desnecessários.

10. Escova de louças ou escova de roupas macia

A escova será sua aliada em qualquer outra solução de limpeza dos carpetes e tapetes, porém lembre-se sempre de utilizar escovas macias para evitar puxar fios e desgastar em excesso as fibras de seu tapete.









Comentários