Conexão Planeta Casa - Casacor Brasília

Unindo sustentabilidade, tecnologia e afeto, a 28² edição da CASACOR Brasília traz ambientes amplos, integrados, cheios de luz natural e com o toque único de cada profissional envolvido

Ambiente Larissa Dias - Foto: Clausen Bonifacio
 Há algum tempo a sustentabilidade deixou de ser uma tendência e passou a ser questão primordial para a preservação do meio ambiente e qualidade de vida. Na arquitetura e interiores não é diferente, à medida em que todos tomam consciência da importância de cuidar da terra e seus recursos naturais, os projetos vão se tornando mais assertivos e conseguem agradar muito mais o cliente final.
Arte de Gabriel Winkibold em projeto ALF ARQUITETURA - Foto: Jomar Bragança
Unindo sustentabilidade, tecnologia e afeto, a 28² edição da CASACOR Brasília traz ambientes amplos, integrados, cheios de luz natural e com o toque único de cada profissional envolvido. O tema deste ano é “Planeta Casa”, que busca a mudança de dentro para fora e assim cada ambiente apresenta uma visão particular de como preservar a vida em comunidade, sem abrir mão do design e visão arquitetônica.
Loft on off por Criare - ALF ARQUITETURA - Foto: Jomar Bragança
No espaço Loft ON/OFF, assinado pelo escritório Alf Arquitetura, em parceria com a Criare, buscou-se reduzir o consumo de elementos muito caros à natureza. Como exemplo está a reutilização da água, a aplicação de led e uso de luz natural, o que impacta em economia de energia elétrica. Para o arquiteto André Alf esse momento de desligar da rotina é crucial para o bem-estar de cada um, pois “conectar é uma realidade e desconectar uma necessidade”.
Ambiente Larissa Dias - Foto: Clausen Bonifacio
A natureza em todas as suas formas foi a principal inspiração da arquiteta Larissa Dias, que emprestou sua atenção e trabalho ao ambiente Nosso Recanto. A sala propõe maior contato das pessoas com o natural, sentimento conhecido por Biofilia. O projeto da arquiteta empreende menor impacto ambiental utilizando elementos vivos, como plantas, por exemplo. “Usamos elementos brutos como madeira e pedra, com as superfícies irregulares, aguçando a curiosidade do toque. A cor verde em algumas peças e nas plantas desperta a sensação da natureza”, detalha Larissa.
Sala de Banho por Studio 2 - Foto: Haruo

Cadeira Estrela de Etel Design em proposta Studio 2 - Foto: Haruo
Representando o relaxamento praiano, a Sala de Banho S dois, criada pelo Studio 2 Arquitetura traz um pedaço de Tulum, litoral do México, para a Capital. O espaço deixa claro a importância da consciência ambiental e diversidade na arquitetura. Na Sala de Banho são vistos a lyptus (madeira de reflorestamento extraída a partir de árvores plantadas), aplicada na porta e o bambu como revestimento do teto. “Entendemos que as pessoas têm procurado ambientes cada vez mais únicos e que, na era digital, o exclusivo é o maior desejo. Temos um ambiente com muita personalidade, sustentável e com uma mescla boa entre o rústico chique e a tecnologia”, explica o escritório.
Espaço de Convivência por Elaine Verçosa e Ieda Garcia - Foto: Edgard César
Espaço de Convivência por Elaine Verçosa e Ieda Garcia - Foto: Edgard César
A arquiteta Yeda Garcia, em parceria com designer de interiores Elaine Verçosa assinam o Espaço de Convivência. Neste podem ser encontrados elementos diferenciados como o latão escovado dourado, tendência mundial, que aparece em boa parte do projeto. Promovendo maior iluminação e ventilação natural, as profissionais apostam no brise, o resultado é a união perfeita da beleza e cuidado com o meio ambiente. “É uma tendência trazer a natureza para dentro dos espaços. Com esse recurso asseguramos que o jardim possa ser contemplado também de dentro do ambiente”, comenta Elaine Verçosa.
Espaço de Convivência por Elaine Verçosa e Ieda Garcia - Foto: Edgard César
A mostra CASACOR Brasília fica aberta ao público até o dia 22 de outubro, na antiga Casa da Manchete localizada no Setor de Indústrias Gráficas (SIG) Quadra 1, número 975. A visitação acontece de terça a sexta, das 15h às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 22h.

Comentários