Como usar a Poltrona Clássica na Decoração


Símbolo do conforto e da elegância, as poltronas estão inseridas nas decorações residenciais desde o Egito antigo quando surgiram para servir aos faraós.
Se inicialmente, as poltronas eram móveis considerados de elite, associadas à realeza e aos nobres. Hoje com a produção industrial, ela é acessível para todos e tornou-se um objeto de desejo nas decorações.



POLTRONAS COMO COMPLEMENTO DA DECORAÇÃO
As poltronas clássicas possuem a capacidade de transformar um ambiente comum em algo espetacular.
Ao organizar e elaborar um projeto de decoração, frequentemente busca-se algo lindo, contemporâneo, mas que também não perca o estilo em pouco (ou pouquíssimo) tempo. Aquele medo que a decoração caia de moda na próxima estação. Contudo quando se prioriza um cenário mais clássico, com cores mais sóbrias e mobílias neutras, o traço diferente e moderno chegará por alguns móveis soltos como, a poltrona, o tapete ou a mesa de centro. Neste contexto, a poltrona pode ganhar cores diferentes ou detalhes mais chamativos.
Antes de escolher seu mobiliário é fundamental pensar no espaço que será colocado. Uma dica é medir o ambiente e depois pensar em exatamente o que será colocado ali. Com estas informações em mãos, pense quantas poltronas decorativas você pretende colocar e aonde.

SALA DE ESTAR
Quando se pretende criar um ambiente de sala de estar e não se dispõe de muito espaço, as poltronas podem ser adaptadas para este âmbito. Não é necessário ter um sofá tradicional, basta fazer um arranjo com poltronas e depois completar o cenário com outros objetos decorativos.

Poltrona Clássica Marquesa - crédito: Atelier Clássico Móveis de Luxo
SALA DE JANTAR
Outra utilização muito em voga para as poltronas clássicas na decoração é nas cabeceiras de mesas de jantar. O arranjo com cadeiras e poltronas é cada vez mais adotado por decoradores e designers de interiores. O artifício cria uma bossa no ambiente e o eleva a outro patamar de estilo.
A recomendação para este uso é que haja uma preocupação quanto ao tecido que será utilizado nos assentos, pois além do emprego ser maior, a poltrona estará exposto a comidas e bebidas constantemente.  Em alguns casos indica-se ainda um tratamento especial ao tecido como o antibacteriano e hidrófobo (que não permite a penetração de líquidos). 

Sala de Jantar - Projeto de decoração: Arquitetare - Elaine Zanon e Cláudia Machado

QUARTO
Uma poltrona confortável e elegante ao lado da cama é um luxo na decoração. Além da praticidade de ter um espaço para sentar, ler um livro ou mesmo falar ao telefone com privacidade.

Quarto do casal - Projeto de decoração: Iara Kilaris
Muitas vezes sobra um cantinho no ambiente do quarto e ali se encaixa perfeitamente a poltrona.
Se a poltrona for para o quarto de bebê ou para a amamentação, busque opções que prezem pelo conforto e tenha um tecido fácil de limpar. Almofadas e pufes podem ser complementos indispensáveis para este modelo.

VARANDA

Com os projetos modernos de ambientes integrados, a varanda ganhou status social e deve ser absorvidos pela decoração de interiores. Por esta razão, as poltronas podem receber um cantinho junto ao sol ou. Neste caso, alguns cuidados extras devem ser tomados para conservação e manutenção do móvel, principalmente se exposto às intempéries.   
O importante na hora da escolha é valorizar as características do seu ambiente, do seu estilo e alinhar com a utilização e também com seu orçamento.

Comentários