A arquiteta Lívia Quintella projeta quarto sem gênero


A arquiteta Lívia Quintella, em parceria com Ricardo Gutemberg, lançam uma brinquedoteca. O projeto nomeado Casa Zoo, que reproduz um quarto infantil unissex, ou seja, para meninas e meninos, foi apresentado no dia 18 no evento CASACOR RIO 2019, no edifício Touring club, localizado na Praça Mauá. 
Lívia apresenta a tendência “selva”, em voga principalmente nas redes sociais. Com inovação e design único, o quarto foi pensado idealmente para crianças de 4 a 8 anos, trazendo as cores azul e rosa e um mix de estampas de listras e poá. “A ideia foi trabalharmos o poá seguindo a paleta de cores do restante do quarto junto com formas geométricas”, contou Lívia. 
As formas harmoniosas do Casa Zoo chamam atenção. Os animais no chão foram feitos pela Bruna Baars, uma loja de design e arte, com principal foco na aplicação de ilustrações próprias em diferentes superfícies. Para criar as esculturas de papel, a designer projetou o modelo 3D em um software, depois planificou para o papel. Após o corte, a finalização foi feita por meio de dobras e colas de forma totalmente manual. Para dar maior resistência, os modelos foram finalizados com verniz.
Os pássaros foram colocados com fio de nylon (material transparente), para passar a impressão de que estão voando pelo quarto. Os pássaros são do design Roberto Romero.
Segundo Lívia, todos os detalhes, principalmente a cama, foram projetados para simular uma casa no meio da selva. “Desde sempre tivemos a preocupação de manter a cama dentro da caixa. Com isso a criança tem uma ideia de acolhimento e proteção. A proposta de fazer a cama no mezanino permite a otimização do espaço. O acesso se dá pela escada lateral, a mesma que dá acesso para o escorregador da piscina de bolinhas”, explicou. 
Lívia também contou que ela e Ricardo prezaram pela interatividade entre os animais, a ideia de selva e as crianças. “O mundo infantil é muito lúdico; as crianças imaginam muitas coisas, então a gente quis reproduzir um cenário que permitisse deixar a imaginação levar”. A arquiteta salientou que o quarto abrange todos os sexos e sua expectativa é continuar vendo o ecanto no olhar de cada criança que entra, que brinca e que se identifica. 
A iluminação centralizada abrange todo o quarto. Foi utilizada uma composição de pendentes na cor branca com fios pendurados idealizando um cipó. Luzes indiretas e com foco também foram utilizadas para valorizar os adornos, quadros, papéis de parede e marcenaria.
Lívia Quintella reside no Recreio dos Bandeirantes e montou seu escritório em 2014, mas atua na área de arquitetura há seis anos. Além do CASACOR RIO 2019, ela participou das últimas cinco edições do MORAR MAIS e possui duas vitrines assinadas no CASASHOPPING. 
Confira as imagens deste lindo quarto:








Comentários