10 dicas para deixar sua casa aconchegante e com sua cara!

Decor: VOA Arquitetura - Fotografia: Rafael Renzo


Aconchego não é algo que podemos comprar numa loja de decoração e colocar na sala de nossa casa, é um acervo que chega com o tempo, com os seus itens pessoais, com um porta-retratos da festa do ano passado ou até mesmo com um quadro que adoramos.
O conforto chega à nossa casa aos poucos e vai sendo construído tijolinho por tijolinho. Dificilmente conseguimos deixar o cenário com a nossa cara quando nos mudamos para ele.
Acompanhe nossas dez dicas para deixar sua casa acolhedora e agradável, com alguns objetos e pequenas mudanças.

1.               Cores quentes nas suas paredes
Decor: Leo Romano Arquitetura - Fotografia: Edgar Cesar

Cinza e branco são cores lindas e muito decorativas, mas colocar um tom mais cálido pode ser a chave para deixar seu ambiente acolhedor. Mesmo a cinza já traz variações de tonalidades que podem encaixar no seu espaço. Consulte a cartela de cores disponíveis e se possível compre latas de teste antes de “bater o martelo”.

2.               Coloque um pouco de madeira no seu ambiente
Decor: Claudia Albertini Arquitetura 

A madeira, por natureza, já representa um toque de conforto. Ela segura mais o calor que revestimento cerâmico ou somente o cimento. Por esta razão trazer vestígios em madeira para seu cômodo te ajudará na tarefa de deixá-lo mais convidativo.

3.               Tapetes
Decor: Arquitetare
O tapete por sua composição já torna o piso mais aquecido, além do conforto visual que ele provoca quando se entra no ambiente pela primeira vez. É recomendado que ele fosse colocado após a definição dos móveis.

4.               Cortinas
Decor: AL7 Arquitetura e Interiores - Fotografia: Helder Ferrari

As cortinas assim como os tapetes trazem o conforto térmico e visual. Elas também seguram um pouco do frio (e do calor) isolando um pouco as janelas. Elas podem ser colocadas antes dos móveis, mas opte por cores neutras ou fazendo composê com as cores das paredes.

5.               Misture elementos modernos e antigos
Decor: Estúdio Penha

Caso você tenha objetos e móveis antigos e que gostaria de colocá-los na decoração, saiba que a ideia é ótima. Uma vitrola antiga, um telefone da avó ou mesmo uma peça de antiguidade conversam perfeitamente num ambiente mais moderno ou contemporâneo.

6.               Plantas e flores
Decor: David Ito - Fotografia: Maira Acayaba

A natureza é sempre amiga dos ambientes acolhedores, arranjos florais ou uma samambaia podem ser encaixados perfeitamente da sua decoração. Busque opções que se adéquam em seu orçamento e no seu espaço disponível.

7.               Almofadas e mantas



As almofadas são práticas, principalmente nos ambientes de descanso, como o quarto a sala de estar. Podem ser usadas em quantidade, cores e tamanhos. As mantas são indicadas para sofás e camas, ideal para assistir uma televisão ou para o momento de leitura.

8.               Coloque quadros e gravuras na altura dos seus olhos
decor: Illa - Fotografia: Marcelo Donadussi

Pendure seus quadros, gravuras e fotografias em paredes vazias, coloque-os na altura dos olhos. Isto traz conforto visual para quem olha.

9.               Misture mobiliários
Decor: ZALC Arquitetura + Rua 141 Fotografia: Nathalie Artaxo

Não coloque seus móveis como se fosse um conjunto que você comprou, varie cores e estilos.

10.          Iluminação
Decor: Débora Aguiar

A iluminação faz a diferença em qualquer ambiente e decoração e para atingir o conforto, ela é fundamental.
Busque a iluminação indireta e deixe seu ambiente mais uniforme e harmonioso.

Comentários