Quarto infantil: renove a decoração com papel de parede e cores neutras


Com a característica de ser flexível, o papel de parede torna-se um grande aliado na reforma dos quartos infantis.


Decoração por: Kids Arquitetura para pequenos

Tarefa lúdica no universo das decorações de interiores, projetar e organizar o quarto infantil envolve muito mais cores e criatividade que os demais ambientes de uma casa.
O quarto infantil precisa inspirar alegria e brincadeiras. Além da função de relaxamento atrelado ao cômodo, é preciso ter vivacidade além dos móveis tradicionais como a cama e o armário.
Além de tudo as decorações voltadas para os pequenos têm a necessidade de agradar pais e filhos e também não pode ser um cenário engessado, pois com o crescimento dos pequenos, a decoração precisará se atualizar e se adaptar às novas necessidades. Em um curto período de tempo, tudo que foi feito com grande cuidado e atenção pode se tornar defasado frente à nova etapa da criança.
Para conseguir todo este feito é preciso utilizar-se de algumas dicas na decoração para se conseguir adaptações com o passar do tempo.

Abuse das cores e do papel de parede
Um dos primeiros elementos que buscamos definir no quarto infantil são os móveis. Para facilitar no projeto, o mais indicado é que se faça móveis sob medida e que sejam multifuncionais. Eles conseguem acompanhar a evolução da criança. Uma cômoda na fase pueril pode se transformar em mesa de estudos com gaveteiro, já o berço vira uma cama. Opte pelo mobiliário em tons neutros como o branco e amadeirado que podem harmonizar com móveis soltos de outras cores.
Decoração por: Chris Silveira

As cores do quarto, que são fáceis de mudar são um ótimo indicativo da idade. Combine texturas e nuances de tons. Após escolher os móveis de tons neutros, as cores fortes podem aparecer para dar o contraste e a harmonia ao décor. O estudo das cores é importante para definir todo o restante do ambiente. Através da paleta, todo o restante ficará mais preciso.
Os papéis de parede infantis exercem uma função importante nesta missão. Com estampas lindas e encantadoras, eles oferecem estilo e beleza ao seu ambiente. Trata-se de uma alternativa rápida e acessível. Com uma aplicação descomplicada o revestimento pode cobrir, como num toque de mágica, imperfeições na parede, furos e tintas que já existiam. Ele ainda é fácil de limpar e tem uma durabilidade média de cinco a dez anos. Um caminho é usá-lo na parede atrás da cama, com a função de cabeceira ou mesmo fazendo um composê com o mobiliário. Como vantagem ainda eles podem ser facilmente trocados e substituídos, no futuro, por cores e padrões mais adequados com a idade. Nas lojas especializadas encontramos uma vasta gama de opções disponíveis com desenhos lúdicos, formas geométricas e também estampas básicas, basta adequar ao seu projeto.
Com móveis neutros e tons atraentes nas paredes, você pode ainda personalizar o ambiente com cortinas, almofadas, colcha e objetos pessoais como, brinquedos e porta retrato. Estes itens trazem o elemento criativo e infantil ao ambiente e também poderão evoluir conforme a fase da criança.
Os quadros na parede com fotos, pinturas ou gravuras também favorecem uma decoração adequada à idade com custo baixo e ainda com a opção de serem alternados com o avanço da idade. 
A iluminação do ambiente também tem grande mérito na decoração. É através dela que criamos cenas de conforto e aconchego com alguns pontos de luzes indiretas. E a iluminação direta pode ser usada para áreas de leitura e estudo. O abajur também é recomendado nos quartos, pois além de ajudar em tarefas noturnas também tem seu valor decorativo.
Decoração por: Chris Silveira
Lembre-se sempre do objetivo inicial do quarto, que é descansar e relaxar, portanto evite carregar demais no cenário. Faça as suas combinações buscando a harmonia e o bem-estar.





Comentários