4 ideias para transformar seu lavabo

 Espaço importante ao receber visitas, o lavabo pode trazer muito da sua personalidade em seu projeto de decoração.


Antigamente um ambiente reservado apenas aos ambientes mais luxuosos, os lavabos tornaram-se um item essencial em apartamentos menores e mais modernos. O cômodo, menor até do que muitas despensas, tem como objetivo acolher eventuais visitas que necessitam utilizar o banheiro. 

 

Como o lavabo é utilizado na imensa maioria das vezes por quem está de passagem, tornou-se habitual pensar em projetos mais complexos e com maior apelo estético para essa área. Nesse artigo iremos falar um pouco sobre cada ponto que deve ser observado na hora de trazer o seu estilo para dentro desse “pequeno banheiro”. Confira!


 

1. A busca pelo estilo perfeito

 

Em muitos projetos completos de apartamento para comprar no Rio de Janeiro, é comum observar que o estilo utilizado na cozinha e na sala de estar e jantar influencia bastante as características escolhidas para o lavabo. Mas isso não é exatamente uma regra.

 

Como estamos falando de um ambiente reduzido, é preciso abordá-lo com simplicidade para que não fique carregado. Uma tendência é o estilo contemporâneo por apoiar-se em linhas retas e objetivas para os móveis e detalhes do ambiente como torneiras e vasos sanitários mais modernos, trazendo um aspecto sofisticado para o projeto.

 

2. Escolhendo o revestimento ideal

 

Por se tratar de um espaço com pouca metragem, é importante ter em mente uma composição de cores discreta e sem muitos ruídos. Dessa forma, os tons mais sóbrios como bege, gelo, palha e cinza são perfeitos para esse cômodo e podem dividir o espaço das paredes com um grande espelho acima da bancada para causar a impressão de que o ambiente é maior.

 

Escolhidas as cores, é hora de compreender os materiais que serão utilizados como revestimento. Azulejos trazem padrões interessantes e podem destacar uma parede. Papéis de parede são mais práticos e possuem versões com maior durabilidade para banheiros. Já a tinta pode ser aplicada de maneira clássica ou de forma texturizada e cheia de personalidade, mas é preciso fazer uma pesquisa e adquirir a correta, dedicada a esse tipo de interior.

 

3. Móveis devem mirar na praticidade

 

A estratégia de aperfeiçoar espaços por meio de móveis multifuncionais como camas-escrivaninhas, mesas de centro com gavetões para deixar a sala mais organizada e mesas de cozinha expansíveis também funciona para o lavabo.

 

Nesse caso, é melhor optar por peças que cumpram mais de uma função e aproveitem o espaço vertical do ambiente. Bancadas com armários e gavetas e espelhos com prateleiras e nichos são uma ótima pedida aqui. Além disso, muitos projetos recorrem às portas de correr no lugar de portas comuns, aumentando a área útil do ambiente.

 

4. Uma decoração inteligente e intimista

 

Para finalizar com chave de ouro, é o momento de escolher os acessórios que irão compor o visual do seu lavabo. Como é um local onde ocorre muita umidade, dê preferência aos itens fáceis de limpar e pouco sujeitas à danificação abrasiva como o aço escovado, a porcelana e quadros com proteção de vidro.

 

Outra dica é o posicionamento de plantas que conversam bem com esse ambiente – ou seja, adeptas à pouca iluminação e resistentes à umidade – como samambaias, zamioculcas, espadas-de-são-jorge e lírios da paz. Além de estilo, a presença de vegetação melhora a qualidade do ar e deixa o espaço mais fresco e aconchegante para as visitas!

 

Conclusão

 

Por se tratar de um espaço menor, o custo de um projeto de lavabo também é relativamente reduzido se comparado a outros espaços como cozinhas e salas de jantar. Mas exatamente pelo mesmo motivo, os detalhes ficam concentrados e é preciso saber equilibrar praticidade e personalidade em poucos metros quadrados para que o resultado final não seja cansativo aos olhos das vistas. 

 

Boa sorte em sua busca e até a próxima!














Comentários

ir para o topo