Como usar o estilo Luís XV na decoração


Símbolo do estilo clássico de decoração, os mobiliários da linha Luís XV são marcados pelo refinamento francês característicos do reinado de Luís XV (daí a nomenclatura) (1715 - 1774).
A riqueza nas técnicas decorativas da época é visto em esculturas, ornamentação em todos os tipos de metal, trabalhos entalhados em madeira, madrepérola e marfim.

Decoração: Roberto Migotto



Os móveis nesse período, em especial as cadeiras, ficaram muito marcados por um design europeu alinhado com a forma rococó na arte e por peças luxuosas e elegantes com pernas em formatos curvilíneos, decoração floral e uma ênfase em conforto com assentos acolchoados. Para a construção das cadeiras, maiores representantes do estilo nos dias atuais, são sempre usadas madeiras nobres e pode contar ainda com acabamentos diferenciados como a laca ou a pátina. As peças são consideradas atemporais, pois está há muito tempo nas decorações residenciais e comerciais.
O acabamento capitonê, que é bastante conhecido no universo décor, é usado com frequência nos encostos nos modelos de cadeira Luís XV.
Outra opção dentro do estilo é o formato Medalhão, que conta com um encosto bem característico e preza pelo conforto de quem senta. Ela pode ser usada inclusive em salas de jantar, salas de estar ou mesmo no hall de entrada.
Todo o esmero encontrado na fabricação destes móveis será recompensado em durabilidade, beleza e elegância para a decoração.

Como harmonizar a poltrona Luís XV na sua decoração

Estes modelos de cadeiras e poltronas clássicas se integram facilmente em ambientes modernos e contemporâneos. Mescle estilos: por se tratar de uma peça atemporal você pode usá-la num cenário atual com móveis de linhas modernas.
Mesa de jantar - composição de cadeiras com Luis XV - Decoração: Fernanda Borio Arquitetura

Em ambientes íntimos as cadeiras se entrosam muito bem. Com seu ar romântico, ela pode ser uma poltrona de apoio no quarto do bebê, na suíte do casal e até no quarto da jovem. Basta buscar harmonia com o projeto de decoração e do mobiliário.
Para colocar apenas uma única poltrona num ambiente é possível encontrar nas lojas especializadas de moveis clássicos, a versão mais larga e com braços, ideal para relaxar ao final do dia.

       Para composições mais originais temos visto as cadeiras com uma releitura atual. Se nos modelos tradicionais impera as cores neutras e tons pastéis, para os modelos mais joviais já teremos acabamentos diferenciados como, tecidos em listras, formatos geométricas ou uma composição de tecidos.
Seja qual for o objetivo da sua produção, lembre-se sempre que o importante é dar o devido valor a uma peça e deixar seu ambiente mais charmoso e com seu estilo.
 
Foto: Lesley Unruh
Que tal reformar uma peça antiga? Em muitos casos já temos ou alguém da família já tem uma poltrona antiga (e cansada) num canto da sala e está lá meio esquecida. Você pode reformar esta peça, trocar a espuma e o estofado, dar um up nos acabamentos. Ela ficará como nova e vai alavancar seu décor.
 
Foto: Pinterest
Dentro ainda do estilo Luís XV encontramos mesas, criados, sofás e outros móveis que podem entrar na sua produção e deixar sua casa ainda mais bonita. Pense com carinho nos demais elementos como, tapetes, luminárias e almofadas para não carregar demais o espaço.

Comentários