7 dicas para decorar quarto pequeno



Com os espaços cada vez menores nos empreendimentos imobiliários, é comum nos pegarmos buscando alternativas e artifícios para conseguirmos adequar os pequenos ambientes as necessidades diárias da família.
O universo da decoração de interiores está cada vez mais especializado em buscar (e encontrar) alternativas e soluções para aumentar ou criar a sensação de amplitude dos ambientes.
Quando voltamos o foco para o quarto o desafio se multiplica, pois neste ambiente é necessário aliar conforto, organização e beleza. É nesta área da casa que precisaremos colocar grandes móveis como a cama e o armário.
Antes de qualquer coisa acalme seu coração e concentre-se nas funções que seu quarto deverá desempenhar e os objetos que você precisa nele: cama (quantas e de qual tamanho), guarda-roupa, televisão, computador, poltrona de leitura. Depois pense nas cores e no design que você imagina no seu ambiente.
Agora te mostraremos algumas dicas e truques que você pode usar para deixar seu ambiente mais aconchegante e espaçoso.

1.              Cabeceira lisa


Cabeceira espelho Crédito: A Casinha 14

Com o avanço dos colchões estilo box é necessário adicionar um elemento novo ao quarto, a cabeceira. Complementar a cama, ela fica presa à parede, funcionando como uma moldura para o quarto. Ela pode ser confeccionada com diversos tipos de acabamentos e tecido. Mas a dica para quarto pequenos é que a cabeceira seja lisa, de preferência de cor neutra.  Ter uma cabeceira leve e suave traz uma impressão luxuosa ao redor da cama.
O espaço atrás da cama pode ser usado, em sintonia com a cabeceira, como um aparador decorativo ou um nicho para guardar alguns objetos.

2.              Mesa de Cabeceira ou criado mudo
Fotografia: Amauri Fujii Projeto: Casarin Monteiro 
Mesa de cabeceira ou criado-mudo é um móvel que fica de apoio para objetos pessoais e de uso corriqueiro. Ele pode ter gavetas ou não.
Num projeto de marcenaria sob medida é possível fazer este apoio junto com o armário ou mesmo a cabeceira.

3.              Tapete grande e claro
Projeto @claudiaalbertiniarquitetura Foto @demian.golovaty

Mesmo quando estamos decorando um quarto pequeno à escolha de um tapete claro e grande é uma escolha sensata. A cor clara traz amplitude e o tamanho além de ajudar a esconder o piso, confere conforto, luxo e também uniformidade.
O ideal é que fique uma parte do tapete sob a cama e outra parte fora.

4.              Iluminação adequada
Projeto: Amis Arquitetura 
Projeto: Amis Arquitetura 

Invista num bom projeto de iluminação. Luzes de leitura e indiretas fazem toda a diferença na amplitude e conforto do quarto.

5.              Invista no tecido certo
Fotografia: Mariana Orsi Fotografia
Colchas, almofadas e cortinas funcionam como a “roupa do ambiente”. Elas podem seguir algumas tendências de moda, cores que estão em alta e acabamentos mais modernos. Digo isto, pois elas podem ser mudadas com mais facilidade que os móveis fixos por exemplo.
Por esta razão dá pra abusar um pouco na compra destes itens. Faça algo que deixa o ambiente com sua cara e estilo.

6.              Atenção aos armários
Foto por @stammerfotografia | projeto by Carol Buchner Bastos

Antigamente era comum quartos pequenos com armários imensos. Muitas vezes eles eram assustadores de tão grandes. Hoje com o design de marcenaria é possível criar recursos que atendam a demanda de organização e que deixem o ambiente charmoso e proporcional.
Algumas das novidades como portas transparentes ou espelhadas, esquadrias coloridas e fechamento duplo clique deixam o ambiente “mais limpo” (clean).
  
7.              As paredes são suas parceiras
Ptojeto: Bianchi e Lima Fotografia: Mariana Orsi

Para pequenos ambientes valorize suas paredes. Verticalize seu projeto. Aprenda a não desperdiçar espaço, pois eles valem ouro.



Fotos: reprodução

Comentários