Nømad Mercado + Feira na Rosenbaum juntos em Florianópolis entre os dias 5 e 8 de setembro no CIC



Em sua quinta edição, evento catarinense recebe a feira paulista ampliando o acesso à marcas de design contemporâneo e artesanal
Caroline Toledano e Laura Pereira são as idealizadoras do Nømad Mercado (Crédito Divulgação)

Ao pensar e criar o Nømad Mercado, Caroline Toledano e Laura Pereira incentivaram o movimento da cena independente de design contemporâneo e artesanal não só em Florianópolis como em diferentes regiões do país. Para a quinta edição, programada entre os dias 5 e 8 de setembro no Centro Integrado de Cultura - CIC, das 11h às 21h, as designers ampliam a captação e a exposição destes criadores trazendo pela primeira vez ao Estado a Feira na Rosenbaum. Com a parceria, o Nømad Mercado se une a uma das feiras mais conhecidas e estabelecidas do Brasil para apresentar nos quatro dias de evento uma edição ainda mais complementar de produtos nacionais. No total, serão cerca de 50 expositores com produções de roupas, objetos de decoração, para casa e bem-estar, entre outros.
“O Nømad também questiona o modelo de consumo atual promovendo uma forma mais próxima de se relacionar com os produtos e produtores através da visita à feira, dos diálogos que traz a cada edição, de uma escolha cuidadosa das marcas, promovendo acesso a produtos de qualidade e das relações de parceria”, declaram as criadoras e produtoras do evento catarinense.
A Feira na Rosenbaum, além da curadoria de expositores que busca trabalhos alinhados com o propósito de expor a alma brasileira, cria uma atmosfera multissensorial em cada edição, que inclui uma narrativa visual, sabores, música, cheiros e encontros em uma energia de casa, de acolhimento.
"A Feira tem uma curadoria forte. A primeira que eu fiz achei muito interessante em expor os produtos de todos os artistas de forma 'misturada'. Era uma delícia! Eram muitas coisas novas e cada cantinho conversava os objetos entre si. Não era apenas o espaço: sempre existiu uma conexão entre os expositores e uma narrativa visual na Feira - a criação de uma atmosfera. Criamos uma rede entre os expositores, onde um dá apoio ao outro, cuida do espaço do outro. Uma energia muito boa, de fazer juntos", conta Cris Rosenbaum, curadora de design e fundadora da Feira na Rosenbaum.
Esta cuidadosa curadoria busca designers e marcas que apresentem em suas composições originalidade e identidade própria, valores e atitudes alinhados com a consciência ambiental e global, assim como a comunicação, o momento da marca e seu potencial de desenvolvimento.
E desta vez, o tema do Nømad Mercado + Feira na Rosenbaum dialoga com a Teoria das Cinco Peles, proposta pelo arquiteto austríaco F. Hundertwasser, que trata a importância do indivíduo e sua relação de harmonia com a natureza, bem como seu direito à expressão pessoal por meio da arte, arquitetura e estética. 
“Ele acreditava que a produção industrial mecanizada gerava infelicidade e propunha uma liberdade criativa aliada a um compromisso ecológico”, direciona Laura.
A primeira camada é a pele, a segunda é a roupa e a terceira, a casa. Com isso, Hundertwasser defendia a individualidade criativa onde cada ambiente deveria ter a expressão pessoal e coerência com quem o habita. Já a quarta camada é o entorno social, a família, vizinhança, cidade, país; e a quinta, o entorno mundial, a ecologia e a humanidade. 
“Com a frase ‘se quisermos sobreviver, todos temos que atuar’ faz um convite a uma colaboração que parte do individual ao coletivo, trazendo todos para um objetivo em comum”, finaliza Caroline.

Serviço
Nømad Mercado + Feira na Rosenbaum
De 5 a 8 de agosto, das 11h às 21h
Centro Integrado de Cultura (CIC) - Av. Governador Irineu Bornhausen, 5.600 - Agronômica, Florianópolis
Entrada gratuita

Comentários