5 projetos de estantes criativas para se inspirar

Trio de arquitetas do Estúdio Uvva contam os segredos que utilizam para escolher a o móvel ideal para cada ambiente
   
Projeto Estúdio Uvva/ Foto: Manu Oristanio
 Estantes são móveis mágicos onde livros, objetos de décor, plantas, itens religiosos, vasos, esculturas, quadros e fotos, se encontram de forma organizada e acessível. Nelas, os moradores podem deixar no campo de visão do ambiente suas coleções e lembranças de viagens que rememoram suas histórias de vida, compondo espaços únicos e, porque não, inovadores.
O tamanho da peça, o estilo que mais combina com o cômodo, a cor e o material são os pontos principais a serem analisados antes de comprar uma estante para sua casa. A decoração traz a possibilidade de utilizar diversos modelos – desde os mais tradicionais até os mais criativos.
Para ajudar nessa missão de escolher o móvel – desde as suas características de materiais e o seu desenho – as arquitetas do Estúdio Uvva destacaram inúmeras as possibilidades e estilos de decoração. O trio, Barbara Marins, Gabriela Hipólito e Juliana Flauzino, são fãs das estantes. Com inúmeras peças produzidas em seus projetos, elas destacam suas preferidas. Afinal, quem não gostaria de ter um cantinho para guardar seu acervo especial?


Estante de madeira com nichos:
Projeto Estúdio Uvva/ Foto: Manu Oristanio

Nada como uma opção criativa para organizar objetos de decoração. “Para deixar esta sala ainda mais charmosa, desenhamos uma estante de madeira repleta de nichos assimétricos que se encontram e desencontram”, disse Juliana Flauzino do Estúdio Uvva.
Em madeira e acabamento em laca branca, o móvel comporta livros, esculturas, vasos, peças de artesanato e lembranças de viagens, ocupando toda a parede. As formas geométricas antagônicas dão movimento e encanto ao ambiente.


Estante para banheiro:
  
Projeto Estúdio Uvva/ Foto: Manu Oristanio
Em banheiros pequenos, a estante embutida acomoda os remédios e produtos de beleza sem ocupar muito espaço. Se quiser dar ainda mais beleza ao local, é possível colocar plantas para decorar. As espécies mais recomendadas são o Lírio da Paz, Violetas, Cactos, entre outras.
Nesse projeto, as profissionais posicionaram o móvel acima do vaso sanitário, facilitando o dia-a-dia do morador. Além disso, o branco faz um bonito contraste com o verde escuro da parede.

Estante para as crianças:
Projeto Estúdio Uvva/ Foto: Manu Oristanio

Já pensou qual seria a melhor forma de organizar os brinquedos das crianças? A estante, mais uma vez, mostra sua versatilidade. “Na altura ideal, os pequenos conseguem acessar seus passatempos favoritos sem dificuldades”, conta Barbara Marins.
Além da praticidade, os bichos de pelúcia, jogos e materiais educativos criam um divertido colorido no ambiente. Seja no quarto ou em uma brinquedoteca, arrumar os itens no móvel ao final do dia pode até se tornar uma atividade lúdica.

Estante de canto:
Projeto Estúdio Uvva/ Foto: Manu Oristanio
Na sala de estar com espaço reduzido, o bom aproveitamento de cada cantinho é muito importante. Neste projeto, o Estúdio resolveu o problema de área com uma estante com prateleiras posicionada entre as paredes.
O mobiliário de madeira escura foi a alternativa perfeita encontrada para expor os itens de decoração e até vasos com plantas pendentes. “As peças com pouca profundidade não atrapalham na circulação e permitem guardar peças decorativas mais compactas”, diz Gabriela Hipólito.

Estante do home theater:
Projeto Estúdio Uvva/ Foto: Manu Oristanio
Em projetos modernos é comum unir o home theater à estante para aproveitar ao máximo o ambiente. Ideal para quem tem sala de estar e sala de TV junta, ela é projetada para acumular funções. Além de apoiar os aparelhos eletrônicos, serve para organizar esculturas, vasos e livros.
Nesse ambiente, as arquitetas escolheram trabalhar com um tom claro de madeira combinado com a laca vinho. O desenho do rack ainda comporta uma mesa para Home Office, dando mais versatilidade ao móvel.

Sobre Estúdio Uvva
Inaugurado em 2013, o Estúdio Uvva é fruto da união de três arquitetas: Juliana Flauzino, Gabriela Hipólito e Barbara Marins. As profissionais reconheceram uma na outra o amor e a dedicação pela arquitetura quando estudaram juntas no Centro Universitário Belas Artes em São Paulo. Reunindo trajetórias, bagagens, opiniões e personalidades diferentes, elas criaram um estilo harmônico que é traduzido em seus projetos. Criatividade, equilíbrio, inovação e conforto são os pilares seguidos à risca neste escritório. “Conectar nossas experiências na arquitetura para realizar o sonho de alguém é o nosso diferencial”, afirmam.
@estudiouvva
Rua Curupacê, 489 – Sala 2 – Mooca, São Paulo – SP

Fone: (11) 3205-2080













Comentários