5 erros que devemos evitar na decoração de interiores!


A poucas coisas mais deliciosas no mundo que mudar para uma casa nova, com a sua cara, com seu estilo e com seu toque pessoal. Quando você finaliza a compra de um terreno ou mesmo do apartamento novo, sua cabeça já está a mil pensando em todas as possibilidades, cores e mobiliários que você poderá colocar ali. Mas muita calma nesta hora, dormir uma noite de sono, pesquisar e trocar ideias e opiniões pode ser fundamental para se evitar erros que podem demandar tempo e dinheiro num curto espaço de tempo.
Aqui listamos para você os cinco erros mais comuns na decoração e que podem ser evitados.

Cores Chamativas

Ao entrarmos num ambiente que nunca fomos dantes o que mais nos atrai são as cores das paredes. E o que faz uma paleta de cores bem sucedida? Harmonia. Harmonia entre os tons, com os móveis, com o espaço de uma forma geral. Trazer para dentro de casa cores muito fortes (mesmo quando as amamos) pode ser uma cilada, pois elas são difíceis de combinar, em geral seguem alguma moda ou tendência da época e ainda tornam o ambiente mais pesado e cansativo.
Dai fica a pergunta: posso usar cores fortes na minha decoração? Pode sim. Mas evite grandes áreas do ambiente com a cor eleita e intercale/harmonize com outras cores da mesma paleta. Por exemplo, se você gosta de laranja, não compre todos os móveis desta cor, traga tons neutros que ajustam com o laranja e depois coloque o laranja em alguns elementos de destaque. Assim você traz o equilíbrio para seu ambiente.

Tapete pequeno para o espaço

Uma maneira fácil de personalizar e dar vida ao seu ambiente é colocando tapetes e cortinas. Eles trazem aconchego e deixam um ar intimista. Porém muitas vezes queremos aproveitar peças que já temos e elas podem não se encaixar no novo espaço. A nossa dica é tentar aproveitar este tapete em um espaço menor ou mesmo vende-lo como seminovo e comprar um adequado ao espaço. E colocar no seu novo ambiente algo adequado em tamanho e cor.

Dimensões erradas dos móveis

Estantes grandes demais para uma sala pequena ou mesmo um pequeno aparador para o quarto principal podem não ser boas escolhas no seu projeto de decoração. Busque adequar as medidas dos seus móveis com o espaço disponível.
Algumas pessoas podem brigar comigo nesta, mas procure evitar comprar jogos de móveis combinando para seu ambiente. Busque itens que combinem entre si, mas que não sejam um conjunto só.

Apenas um pendente para todo o ambiente

O lustre ou pendente pode ser uma peça chave no seu projeto de iluminação, mas dificilmente será capaz de deixar o ambiente claro e aconchegante sozinho. Pense em zonas de luz no seu ambiente, onde será necessário aumentar ou diminuir. Evite zonas escuras. Abuse das opções do mercado com dimerizadores e potências diferentes em cada lâmpada.

Não pendure objetos muito no alto

Muitas pessoas pensam que estão aproveitando melhor os espaços se usarem toda a altura da parede com móveis e objetos. Isto tornará sua decoração cansativa. O ideal é pendurar, principalmente quadros e aparelhos de televisão, na altura dos olhos.

Mas lembrem-se sempre, decorar não é uma competição ou uma corrida, não existe certo e errado. Existe o que combina mais com você e com sua realidade. 

Imagens: Pixabay



Comentários