Dicas para organizar sua cozinha




Organização é fundamental para quem gosta de cozinhar. Temperos, talheres, facas especiais, potes, panelas específicas, alimentos perecíveis e não perecíveis, precisam de lugares para sem guardados e principalmente agrupados. 
A vontade de preparar uma refeição aumenta muito quando sabemos os ingredientes que temos em casa e o melhor, onde eles estão.
Estas perguntas podem te ajudar nesta difícil tarefa:

·                  Quais as primeiras coisas que eu preciso de manhã? 
Separe um espaço para elas no armário ou mesmo na geladeira.
Se você possui uma maquina de café, este pode ser um ponto de convergência entre os itens usados pela manhã. Lembre-se inclusive dos seus remédios e vitaminas.

·    Quando estou cozinhando, quais as coisas que preciso constantemente? 
Pegue os óleos, temperos, sal, pimenta e outros temperos que você usa no fogão e deixe-os agrupados. Isto fará toda a diferença na hora do uso.
Deixe os produtos similares ou que se complementam próximos. Farinhas, massas, bolachas, perecíveis, panelas, tolhas. 

·                  Onde estão todos os meus livros de receitas e receitas? 
Pequenos espaços podem ser suficientes para guardar seus livros e receitas. Importante também ter uma tomada próximo a bancada, num mundo tão digital é natural que queiramos consultar receitas pela internet.

·                  Os suprimentos de limpeza da minha cozinha estão à mão quando eu precisar deles?

Ter os produtos para limpeza em local de fácil acesso, limpo e organizado é fundamental para agilizar os trabalhos no dia a dia. Deixar separado conforme a atividade também é uma boa dica como, itens para louça, itens para chão.

·                  E embaixo da pia da cozinha, o que tenho lá? Porque está lá? Posso lembrar-me destas coisas quando precisar?

Aquele espacinho sob a pia pode ser usado inclusive para guardar os produtos de limpeza. Verifique constantemente a presença de vazamentos e quais itens estão armazenados no espaço.

Comentários