Abertura zenital ou claraboia - aproveite a luz natural!

Abertura zenital ou claraboia são estruturas utilizadas na construção para melhorar a iluminação e/ou a temperatura de um ambiente. Aproveita-se a luz natural para aumentar a incidência solar no espaço.
Projeto: Arquitetare - Elaine Zanon e Cláudia Machado
Qualquer cômodo da casa pode comportar uma abertura, mas alguns cuidados precisam ser respeitados. Observar os horários e a confluência do sol. Ambientes com grande incidência solar podem se tornar quentes em excesso, exigindo assim um ar condicionado para se fazer agradável.
Os cuidados com limpeza também são exigidos, afinal se terá uma estrutura de vidro no teto da casa, e isto pode requerer uma empresa especializada para realizar tal tarefa.

Normalmente são feitas em vidro, acrílico ou policarbonato. É importante ponderar a qualidade do material escolhido para uma melhor manutenção e durabilidade. O design e o local mais indicado para a instalação deverá ser discutida com arquitetos e engenheiros quando se está em fase de projeto da construção. Não é indicado fazer o aparato depois à obra concluída, pois pode interferir na parte estrutural da casa.
Daici Ano
 Andrade Morettin Arquitetos

Projeto: Moderne Arquitetura  - Foto: Ronaldo Ribeiro
Projeto: Arquitetare - Elaine Zanon e Cláudia Machado
Archplan Arquitects
Houzz




Imagens: Reprodução


Comentários