Quarto montessoriano: móveis e objetos decorativos!



O conceito do quarto montessoriano é aquele focado nas necessidades das crianças e não dos adultos. Móveis, objetos e brinquedos ao alcance dos pequenos.

O Método montessoriano foi idealizado por Maria Montessori e o ponto mais importante é justamente o que fala em autoeducação das crianças, onde elas apresentam uma capacidade inata de aprender através da exploração e investigação do mundo a sua volta. Por esta razão, preparar um ambiente adequado será parte importante para o desenvolvimento da criança.
E o quarto do bebê também pode ser decorado de acordo com o método montessoriano.

Esqueça o berço
 
O berço restringe a criança e a torna dependente de seus pais para entrar ou sair de sua própria cama.  Uma cama baixa e de fácil acesso é uma maneira fácil e eficaz de dar a criança autonomia sobre o momento de dormir. Para quem não deseja investir no móvel nesta idade da criança, basta colocar um colchão no chão e instalar um portão na porta do quarto (por motivos de segurança).

Ajuste a altura dos móveis de acordo com a criança
Móveis altos e inatingíveis pode gerar ansiedade na criança. Por esta razão, é recomendado que tudo esteja ajustado de acordo com os pequenos.
Almofadas e cadeiras com desenhos lúdicos e infantis também são indicados.

Brinquedos e livros à mão
Estimule seu filho a brincar, ler e se desenvolver. Deixe livros infantis e brinquedos em prateleiras baixas e acessíveis. 

Decoração simples

Viva Decora
Não invista em acessórios caros e desnecessários. Evite fazer confusões na cabeça das crianças, opte por tons suaves e neutros, brinquedos simples e coloridos. Torne tudo acessível à criança, como interruptores de luz, espelho e ganchos ao alcance das mãos.

Invista em segurança
Um quarto voltado para o universo infantil deve prezar sempre pela segurança.
Arquiteta Cristiane Passos





Keyla Kinder e Fernanda Viero - Mostra Sonhos de Ninar
Imagens: reprodução


Comentários