Como fazer uma varanda gourmet em casa

Reprodução - Bontempo Móveis 
Não tem erro: por menor que sua varanda seja, ela pode ser transformada em um espaço gourmet. É claro que, dependendo da limitação de espaço, nem todos os itens que compõem o ambiente podem ser instalados no local. No entanto, com um projeto bem desenhado e um pedreiro qualificado, seu sonho pode se tornar realidade. E os exemplos são muitos: há desde uma pequena horta para temperos frescos, uma área com sofá confortável, churrasqueira e ainda uma central de TV e música para os momentos de descontração. Se o prédio permitir, por exemplo, uma das saídas é instalar vidros em torno da varanda, para deixar o espaço mais privativo e aconchegante.  Veja só!
Varandas pequenas
Reprodução - Pinterest
Tanto em apartamento quanto em casas, a varanda costuma ser o espaço para relaxar, apreciar o dia ou somente para tomar uma fresca. Logo, para aproveitar da melhor forma os espaços pequenos e ainda ter conforto, é preciso organizar cada cantinho. Se sua intenção é criar uma pequena cozinha americana, além dos utensílios de cozinha, é preciso ter espaço para uma churrasqueira portátil, que não produza muita fumaça ou mesmo que possua um pequeno exaustor em cima. Se o lugar permitir, organizar um espaço para que as facas e principais peças usadas durante um churrasco fiquem pendurados, confere um charme diferente.
Varandas de tamanho médio

Se sua casa ou apartamento tem uma varanda mediana, além da churrasqueira, dos utensílios e do ambiente preparado para diversões, que tal colocar sofás ou mesmo uma mesa com cadeiras? Basta escolher um dos materiais que não se deterioram com a chuva ou calor (tipo vime, plástico ou vidro - para mesa). Além disso, para decorar a varanda, é legal optar por pastilhas coloridas ou mesmo pôsteres em um das paredes. Se sua varanda segue padrões do prédio em que mora, grandes mudanças não podem ser feitas. Mas nada o impede de deixar o local mais confortável e preparado para receber seus amigos e descontrair. A dica do exaustor para a churrasqueira também vale para este espaço. Mesmo que a varanda seja um pouco maior, a fumaça sempre se espalha, deixando o ambiente insuportável.
Grandes varandas
Reprodução - Mac Design
Ter uma grande varanda significa a oportunidade de tornar o espaço parte de sua sala de estar. Afinal, além de ser mais fresco, geralmente a varanda grande é um chamariz para conversas à noite ou em qualquer hora do dia. Uma varanda grande, além da churrasqueira, do sofá ou mesinhas com cadeiras ou banquetas, uma horta para temperos naturais pode ser instalada em um dos cantos. A decoração também pode ser feita com pastilhas coloridas, pôsteres ou texturas na parede, desde que não agridam a lei de padronização do espaço, seja em apartamento ou condomínios fechados.
Se crianças frequentam sua casa ou apartamento, com a varanda grande, que tal criar um espaço divertido para elas? A ideia dos vidros que se abrem pode ser bem válida para a privacidade e até para não incomodar os vizinhos. Para manter as bebidas sempre geladas, vale ter um frigobar que combine com as paredes e com os móveis do ambiente. Além disso, com mais espaço, há também a possibilidade de projetar uma área para cozinhar em sua varanda. Além do churrasco, grandes pratos podem sair de lá! Não é uma delícia de ideia? Aproveite!
Fernanda Riego – 28 anos, jornalista e amante de decoração.

Comentários

  1. Para quem mora em apartamento, é interessante também pensar na segurança desse espaço. Indico o uso de redes de proteção para varandas, que tem um otimo custo-benefício e não interfere na estética do espaço, além de deixá-lo totalmente seguro para que seja aproveitado ao máximo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário