Invista na organização para uma casa mais bonita

Já parou para pensar que um ambiente organizado ganha muito mais destaque? A beleza da decoração, a personalização do espaço, tudo é potencializado quando as coisas estão em ordem. “É mais fácil às pessoas repararem nos detalhes da ambientação quando nada as tira esse foco. Sem contar que o espaço se torna muito mais elegante”, ressalta Dani Cunha, gerente da Bontempo Recife.

Alguns itens auxiliam na organização dos ambientes, como portas personalizadas e complementos internos de armários e closets. “É importante ter a liberdade de modular com precisão cada projeto, para aproveitar ao máximo todos os ambientes”, diz Dani Cunha.
Uma casa em ordem também possibilita outros ganhos, como otimização de tempo e mais qualidade de vida. É o que destaca Camila Teixeira, da Organizze Consultoria. “Organização só dá certo se for simples e funcional. Ela é um hábito e mudar hábitos é que, às vezes, não é tarefa fácil. Contudo, quando se percebe o ganho de produtividade, fica impossível seguir a rotina doméstica sem ordem”, reforça.


Confira outras dicas:
Closet
Por ser um espaço aberto, o closet precisa sempre estar em ordem. Técnicas de dobradura, padronização de cabides e acessórios organizadores ajudam muito. Outra dica fundamental é manter apenas o que realmente gosta e usa. Assim é possível visualizar melhor tudo o que tem, permitindo compor uma diversidade de looks maior.
Cozinha
De acordo com a personal organizer, as queixas mais recorrentes são pia sempre com louça e dificuldade para armazenar utensílios e mantimentos.  As técnicas de organização são gerais, como pegar/guardar, sujar/lavar, terminar/repor, dentre outros hábitos. Já para organizar armários e despensa, aposte em prateleiras aramadas, que criam uma segunda prateleira dentro do armário; tenha organizadores, para melhor disposição e otimização do espaço; e crie setores para agrupar alimentos que tem a ver um com o outro.
Quarto infantil
Para manter o ambiente em ordem, a dica é realizar descartes periódicos de brinquedos, vestuário e tarefas escolares (escolha no máximo três por ano para guardar). Uma sugestão é doar brinquedos antes de datas comemorativas, como aniversário, Dia das Crianças e Natal. Já vestuário e calçados podem ser vistos a cada seis meses os que não cabem mais. E para guardar os brinquedos, a sugestão é utilizar caixas organizadoras e separar os grandes e os pequenos.

Escritório
Esse cômodo é o que guarda os documentos da família. A dica é separar em grupos: documentos de saúde, de rotina, pessoais, de bens/propriedades e recibos. Abrir uma pasta para cada membro da família para guardar tudo que se refere a essa pessoa no mesmo lugar facilita a busca por algum documento quando for preciso. O mesmo vale para documentos de bens: abra uma pasta para cada tipo de bem que possui, como imóveis, carros etc.

Crédito das fotos: Thiago Carvalho

Comentários