Lareiras: Tipos e Modelos

Lareiras: Tipos e Modelos
Montamos um guia prático com dicas quentes e úteis para quem busca informações sobre lareiras e seus benefícios.
1.                Lareira a Lenha


É o modelo mais tradicional e mais comum. Ela pode gerar um pouco de stress no momento do uso, pois dá trabalho para acender e pode voltar fuligem para o ambiente. Normalmente é feita em alvenaria, mas leva um acabamento externo no estilo da construção. É necessário ter uma tela ou proteção para evitar o escape da fagulha e um suporte na parte interna da lareira para a brasa e extração da cinza.

2.               Lareira Elétrica

Fácil de ser instalada, pois dispensa a chaminé e não precisa de grandes transformações apenas que seja ligada a rede elétrica. Não gera chama de verdade e tem o benefício de ser acionada por controle remoto e não faz sujeira. Visualmente ela não encanta pois parece uma tela de LCD com a imagem do fogo projetada. 
O lado negativo deste modelo de lareira é que, a depender da potência, o consumo de energia pode ser elevado.  

3.                Lareira Ecológica – álcool ou etanol

Chamada de ecológica porque usa o álcool que é uma substância renovável e pouco poluente.
Dispensa o uso de outras fontes de calor (ou energia) como lenha ou eletricidade.
É um modelo que pode ser acoplado em qualquer espaço ou parede e é uma ótima opção para quem quer que a chama sem a sujeira da fuligem. Dispensa chaminé. Trata-se de um modelo prático e sofisticado onde o álcool utilizado é o mesmo dos carros.
    
4.               Lareira à Gás

Dispensa o uso de lenha, não gera fuligem e não requer dutos ou chaminés para fumaça, mas é necessária uma instalação de gás adequada.

5.                Lareira Ferro/Metal

Tem o modelo mais rústico dando um ar de fazenda e também hoje é possível encontrar modelos mais modernos em inox. Em geral são à lenha e requer chaminé para a fumaça.


6.               Lareira Portátil


Este modelo acaba fazendo o papel dos aquecedores, mas com design mais moderno. Ótima opção para restaurantes ou ambientes românticos.

Imagens: Reprodução

Comentários