Feng Shui: O que é e como aplicar?


Quer utilizar a técnica de Feng Shui mantendo o estilo da decoração do seu imóvel alugado? Saiba como aplicar essa arte milenar de um jeito prático e fácil.

Que tal começar o ano experimentando coisas novas, apostando na técnica de Feng Shui para dar um ‘up’ na decoração da sua casa alugada?

Essa arte milenar pode ser aplicada, em qualquer estilo de decoração, mesmo que a sua seja moderna.  A técnica é superprática para mudar o ambiente, principalmente em casas e apartamentos alugados.

E se você ainda está em busca de aluguel Campo Grande MS, aprender um pouco sobre como utilizar essa técnica pode te ajudar a escolher um local que seja mais interessante.

E também aprenda a utilizar o que você já tem para manter a positividade dos espaços do seu imóvel alugado, com dicas simples e práticas para você aplicar em casa.

Afinal: O que é Feng Shui?

Primeiramente, o termo tem origem chinesa e em tradução literal significa vento e água, respectivamente. E por isso, tem relação direta com os elementos yin/yang que representam esses elementos. Assim, essas forças são necessárias para atuar no espaço a fim de conservar a positividade do local.

Fazendo com que a negatividade seja canalizada e direcionada para fora, beneficiando quem usufrui do espaço.

O Feng Shui por ser baseado na forma como moldamos a energia, chamada de Chi, que se move dentro de casa. A energia Chi é influenciada pelos objetos que são colocados em cada área da decoração.

Ou seja, algumas peças influenciam que o Chi se mova livremente pela casa, beneficiando algum ponto específico da sua vida. Enquanto outros não favorecem esse movimento.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é Feng Shui, precisa saber quais os princípios básicos para aplicar a técnica na sua casa.
Princípios básicos do Feng Shui

Baguá



O Baguá é um mapa em forma de octógono dos centros de energia da residência e dos cômodos, dividido nos segmentos que influenciam sua vida.

Sendo os segmentos: Sucesso, relacionamento, criatividade, amigos, trabalho, espiritualidade, família e prosperidade.

Para cada um deles existe um elemento, cor, forma, planta e uma pedra específica para canalizar os centros de energia.

Há duas maneiras de entender a sua casa de acordo com o mapa: analisar com a área de trabalho sendo o norte, ou, posicionar a mesma área que você usou na entrada da residência em todos os outros ambientes.

Dessa maneira, você entende como a energia na sua casa funciona, além de descobrir porque algum objetivo ou projeto não estão indo bem.

Posição de comando

Cada ambiente possui um propósito específico. Por isso, se você seguir esse propósito, saberá qual móvel representa melhor esse espaço.

No quarto, por exemplo, o principal móvel é a cama. Assim como no escritório a peça principal é sua mesa de trabalho.

Desse modo, essas peças devem estar sempre na posição de comando.

No quarto, ao mesmo tempo em que você deve enxergar a porta quando estiver na cama, ela nunca pode estar diretamente em frente à porta de entrada.

Já no seu escritório, a mesa de trabalho deve estar no centro, sendo destaque no espaço e nunca deve ficar em uma posição que você fique de costas para a porta de entrada.

Os objetos pesados

Sendo no teto ou até mesmo na sua cabeceira, não é aconselhado usar objetos pesados nesses locais.

Além do bom senso, porque podem cair caso sejam mal instalados, a presença desses objetivos sob as cabeças pode causar ansiedade e preocupação no subconsciente.

Esse conceito também se aplica nos espelhos, principalmente os instalados na cabeceira da cama.

Espelhos devem ser evitados nesses locais, porque refletem a energias boas que deveriam ser concentradas na cama.

A importância da água corrente

No ambiente de prosperidade é de extrema importância ter o elemento água. A maneira que ela vai ser aplicada na sua casa depende da sua imaginação e gosto.

Pode ser por meio de um aquário, pequenas fontes ou outros objetos que tragam o elemento na decoração.

Na entrada de casa

O Feng Shui tem como objetivo proteger o fluxo de energia da rua para dentro da sua casa. Por isso, a dica é não colocar obstáculos na entrada da casa. E se houver jardim no caminho até a entrada, a dica é ser levemente curvo, para que o espaço externo seja mais fluído.

Elementos nos quartos

Por ser uma técnica minimalista, você precisa colocar nos quartos algo que represente cada um dos elementos naturais: ar, água, madeira, terra e metal.

O objetivo é deixar o cômodo mais aconchegante e equilibrado. Mas o que você vai usar depende muito do seu estilo.

Vidros ou espelhos podem substituir o elemento água, assim como luminária o lugar do fogo e os vasos de cerâmica, a terra.

No banheiro

É um ambiente delicado e que pode fazer a energia boa da sua casa vá embora pelo ralo.

Para evitar que isso aconteça, a dica é sempre abaixar a tampa do vaso sanitário e deixar a porta fechada.

Confie na sua intuição

Vários princípios do Feng Shui são lógicos, como por exemplo risco de ter nos cantos do ambiente coisas afiadas, ou plantas morrendo dentro de casa.

Por isso, quanto mais você estudar sobre a técnica, você vai conseguir aliar essa arte à intuição.

Assim fica fácil perceber quais objetos influenciam a sua casa e como você pode usá-los para curar problemas do ambiente.


Comentários