Proteja e renove o piso

Manter o piso bonito e livre de sujeira e arranhões é tarefa mais fácil do que boa parte das pessoas tende a pensar. “Com o tempo alguns pisos podem perder a cor e o brilho. No entanto, uma das principais causas para o desgaste é a má conservação”, relata Juliana Perez Machado, da Inpermal, empresa especializada em revestimentos.
Manchas, arranhões e o uso de produtos de limpeza abrasivos são as principais causas que modificam a característica dos pisos. No dia a dia, pedras macias e porosas – como o mármore, por exemplo – precisam de produtos de limpeza suaves, sem álcool, cloro ou vinagre. Também não é recomendo o uso de solventes. “Esses cuidados minimizam os efeitos do uso. Mas se o piso estiver muito desgastado, é necessária uma restauração e limpeza mais profundas, realizada por um profissional especializado”, explica.



Outra dica para ter um piso bem cuidado é escolher corretamente o revestimento para cada ambiente. Áreas externas, constantemente expostas à ação do tempo, pedem materiais com alta durabilidade e resistência, como granitos e quartzitos. Já nas áreas internas, um produto que apresenta excelente uso é o porcelanato. “O mercado de arquitetura e decoração tem colocado esse revestimento em evidência. Além de poder ser utilizado em todos os ambientes, o porcelanato é sofisticado e possui excelente durabilidade”, destaca.
 
Obra – Desgastes provenientes de uma obra costumam serem maiores. Além de proteger os móveis, lembre-se que o piso também requer um cuidado especial. Cobrir com lona, jornal ou papelão, bem preso com fita crepe, ajuda a minimizar os danos. No entanto, se ao término da obra houver respingos de tinta, gesso ou cimento, é possível aplicar removedores específicos para eliminar esses resíduos. “Nem sempre é preciso substituir o piso. A maior parte desses produtos pode ser utilizada em todo tipo de revestimento, facilitando a limpeza”, reforça Juliana Perez Machado.  

Comentários