Reforma sem dor de cabeça

Confira algumas dicas para ajudar a planejar as mudanças em casa

Quebra-quebra, atraso na conclusão da obra, custos desnecessários. Esses são imprevistos enfrentados por muitas pessoas quando se inicia uma reforma. Para evita-los, planejamento é fundamental. “O ideal é definir exatamente o que se pretendem, quais ambientes serão modificados e o que será preciso em cada um deles”, indica Juliana Perez Machado, da Inpermal, empresa especializada em revestimentos, louças e metais.
Uma vez planejada a reforma, o passo seguinte é a escolha dos materiais. “Nesse sentido, dar atenção ao custo-benefício é importante. Dê preferência aos materiais que apresentam melhor qualidade e resistência”, lembra. Além disso, tenha em mente que cada espaço precisa de revestimento e acabamento específicos. Locais que recebem luz direta do sol, por exemplo, pedem rejunte claros, pois os escuros tendem a ficar com aparência de velhos mais rápido quando nessa condição. Outro cuidado é com o piso escolhido para cozinha e banheiro. “Por serem áreas que recebem água constantemente, escolher pisos com característica antiderrapante é imprescindível para manter a segurança dos moradores”, ressalta.
Para evitar os imprevistos e conseguir cumprir o cronograma, a escolha de profissionais especializados ajuda bastante. “O ideal é procurar a ajuda de um arquiteto. Além de aproveitar melhor os ambientes, ele pode orientar sobre outros cuidados que ajudam a evitar surpresas desagradáveis ao longo da obra”, sugere.





Comentários