Como montar o banheiro dos sonhos


Imagem: Studio M2 Arquitetas - Reprodução
Muitas pessoas têm verdadeiro apego quando o assunto é banheiro. Alguns idealizam um espaço amplo, com banheira e closet. Outros optam pela funcionalidade e organização. No entanto, independente das características, o ambiente pode receber um toque décor.
Para a arquiteta Marina Machado, do Studio M2 Arquitetas, o projeto deve priorizar a funcionalidade e atender o estilo de vida do usuário, além de refletir sua personalidade. “O espaço físico é um elemento limitante, mas não é o principal. A escolha dos revestimentos, louças e metais, sim, fazem toda a diferença em um projeto. A cuba esculpida, por exemplo, é uma ótima opção para quem não tem espaço, pois nos dá liberdade para criar algo especial e sob medida para o ambiente”, relata.
Nesse sentido, muitas foram às mudanças para garantir funcionalidade, durabilidade e versatilidade das peças. “O mercado precisou inovar, pois cada dia mais as pessoas querem ambientes bonitos e aconchegantes, além de práticos”, diz Juliana Perez Machado, da Inpermal. Um dos exemplos dessa inovação são linhas que oferecem acessórios em tons de dourado, bronze e prata. Pastilhas com efeito metalizado, revestimentos desenhados e em tecnologia 3D são outros itens com essa característica. “Hoje os revestimentos ganham pisos e paredes para compor ambientes únicos e elegantes”, complementa.
Imagem: Studio M2 Arquitetas - Reprodução
Também é possível colocar cor em diversos elementos do projeto, incluindo a cuba. A linha Silestone é uma das mais modernas, pois oferece variedade de cores e um sistema de proteção que não proliferam bactérias. Outro item importante na hora de projetar o banheiro é a segurança. Materiais resistentes à água, piso antiderrapante e, em alguns casos, o uso de elementos específicos como barras de apoio e bacia infantil são fundamentais.

Se o projeto for a partir de uma reforma, é importante atentar a alguns detalhes. “No caso de uma reforma devemos iniciar pelo levantamento das medidas. Também é de extrema importância checar a possibilidade de deslocar pontos hidráulicos. Por exemplo, no caso de um apartamento essa mudança causa transtorno ao vizinho que mora no imóvel de baixo. Só com essas primeiras etapas concluídas dão início ao processo criativo, que deve destacar a essência do ambiente em questão”, explica a arquiteta.


Comentários