Sete Dicas para Aumentar o Espaço de Banheiro Pequeno



Decorar um banheiro pequeno é como realizar um jogo imenso de palavras cruzadas. O principal desafio é aperfeiçoar o espaço para que fique espaçoso e funcional. Para te auxiliar neste árduo trabalho, separamos sete dicas para auxiliar na decoração do seu pequeno banheiro. Garantimos que, com pelo menos cinco destas dicas, você consiga economizar até 50% de espaço no seu banheiro. Vamos lá?!

1.               Pia de canto: por vezes, utilizar uma pia de pedestal pode ocupar muito espaço, principalmente no caminho entre a porta e o chuveiro. Portanto, um bom truque de arquitetura é usar uma pia de canto em frente ao vaso.

2.              Troque o Box pela cortina: assim você economiza espaço (e dinheiro) no seu banheiro. Há modelos de cortinas que deixam o ambiente tão bonito e confortável quanto um Box deixaria. E você também pode deixar a decoração do seu banheiro com um toque vintage (https://suadecoracao.com/banheiro-antigo-vintage-rustico/) utilizando as cortinas. Opte por cortinas grandes, que não permitam que a água invada todo o espaço do banheiro.
3.              Prateleira de parede: assim você consegue guardar seus itens de higiene e economizar o espaço. Lembre-se de evitar as prateleiras de madeira que podem se deteriorar com a umidade natural que todo banheiro produz. Uma boa opção são as prateleiras de mármore, que podem combinar com pias e vasos de cerâmica ou mármore.
4.              Azulejos horizontais no revestimento: eis um truque para deixar o ambiente maior visualmente, tornando o local mais aconchegante e espaçoso, ainda que psicologicamente. O contraste entre as tiras de azulejos horizontais também resulta em efeito ótico bastante interessante para quem desejar aumentar espaços.

5.              Use e abuse dos espelhos (https://archtrends.com/blog/decoracao-com-espelhos/): eis um elemento bastante conhecido para aumentar ambientes.  Em espaços apertados, este truque tem um efeito maior ainda.
6.              Não faça seu banheiro de estoque: muitas pessoas costumam manter um armário com itens de higiene, toalhas e outros objetos. Opte por guardar objetos como toalhas e rolos de papel higiênico em um ambiente mais espaçoso da casa.
7.               Torneira de parede: ainda na esteira das dicas de arquitetura para aperfeiçoar o espaço, você pode optar por instalar uma torneira diretamente na parede. Assim, você poupa o espaço que uma torneira de pedestal ocuparia. Hoje o mercado de metais oferecem uma ampla variedade de modelos e preços a serem escolhidos.

Gostou das dicas? Compartilhe nos comentários o que você faz para deixar banheiros pequenos maiores. Vamos criar um banco de dicas para ajudar quem se depara com este problema!

Texto por: André Henrique é acadêmico em Design de Interiores na UniCesumar em Curitiba.