Acessórios para mais praticidade na cozinha

A cozinha é o ambiente da casa onde sempre tem algo a fazer. Cozinhar, lavar, limpar, organizar, o ciclo é constante. No entanto, alguns acessórios podem ajudar nessa tarefa diária. “Um deles é a tábua de corte que encaixa na cuba. Ela facilita bastante no preparo dos alimentos, além de permitir um melhor aproveitamento do espaço”, sugere Juliana Perez Machado, da Inpermal, empresa especializada em revestimentos e acessórios para cozinha e banheiro.
Mas, sem dúvida, um dos itens mais úteis para cozinha é o triturador de lixo orgânico. É uma maneira prática e sustentável de destinar o lixo da cozinha, diminuindo o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto. “Os trituradores são dos equipamentos mais modernos em artigos para cozinha. Além da praticidade, ajudam na higienização do ambiente, uma vez que eliminam odores e a presença de insetos e bactérias”, reforça.
Ao triturar um material orgânico, evita-se que ele apodreça nos aterros sanitários – destinação usual – e libere gás metano, responsável por aumentar o efeito estufa. Com isso, também se elimina o chorume, material derivado dos resíduos orgânicos que pode poluir os lençóis freáticos. Tal medida também colabora para reduzir a quantidade de lixo recolhida em uma residência e, consequentemente, o uso de sacolas e sacos plásticos comumente utilizados para o acondicionamento do lixo.

O triturador funciona com pequena quantidade de água e energia. Os restos de alimentos são triturados em partículas finas e enviados para a rede de tratamento de água residual. Com isso, podem ser convertidos em fertilizantes, energia ou água limpa, a depender do sistema adotado. O processo elimina restos de frutas, legumes, ossos de frango, espinhas de peixe, cascas de ovos, caroços de azeitona, entre outros resíduos orgânicos. É recomendado que resíduos muito grandes, como cascas de melancia, devem ser cortados em pedaços menores antes de serem depositados na pia. Os trituradores podem ser instalados em quase todos os tipos e tamanhos de pias. 



Comentários