4 Projetos Arquitetônicos Contemporâneos que Encantam


A arquitetura contemporânea é o reflexo de uma linguagem que começou a ser praticada a partir dos anos 90, podendo se manifestar de formas diferentes, respeitando as características exigidas em cada projeto. Ser atemporal é um dos principais ingredientes dessa receita, porque expressa a identidade de acordo com as tendências a curto e longo prazo, arquitetando algo que se mantenha esteticamente agradável por anos. Linhas retas, um desenho limpo e formas geométricas facilmente identificáveis marcam esse tipo de construção, sempre se atrelando às tecnologias existentes e a incansável preocupação com a sustentabilidade.

Projeto: Caroline Andrusko/Foto: Renata Salles
Projeto: Caroline Andrusko Arquitetos
Descrição: Localizado em Caiobá – PR, este edifício contemporâneo foi construído pelo escritório. Como é um projeto arquitetônico e de interiores, pudemos conceber todos os detalhes da edificação - desde o aproveitamento do terreno, a distribuição dos ambientes na edificação e acabamentos, até detalhes de fachada, incluindo os acabamentos externos e paisagismo.

Projeto: Olesko e Lorusso /Foto: Marcelo Stammer
Projeto: Olesko e Lorusso Arquitetura e Interiores
Descrição: O conceito do projeto foi criar uma arquitetura que se integrasse com a paisagem, por isso foram utilizadas pedras naturais de revestimento (filete irregular de pedra ferro) e todo o paisagismo conversa com a arquitetura e a paisagem. Para conseguir esse diálogo com a paisagem, grandes panos de vidro e guarda corpo externos e internos em vidro, para criar uma vista mais limpa possível.

Projeto: Olesko e Lorusso /Foto: Marcelo Stammer
Stockler + Posanske
Seguindo o conceito contemporâneo, o projeto arquitetônico da residência de 300 m² é marcado por linhas retas e cores neutras. O projeto foi feito em “L”, para garantir um melhor aproveitamento da área de lazer proposta. Na fachada, revestimentos em madeira e cimentícios predominam.

Projeto: Valliatti e Tomasi Patrão/Foto: Marcelo Stammer
Valliatti e Tomasi Patrão
A fachada em uma tonalidade escura é um contraponto com o projeto de interiores, no qual as cores vibrantes são predominantes. A base monocromática cinza é um dos elementos que garantem a proposta atual da arquitetura, combinando um tom mais claro e um mais escuro. A pequena área verde no entorno da residência serve para trazer um toque a mais de cor, sem roubar a sobriedade.

Comentários