Como decorar cômodos pequenos?


Quando falta espaço na casa tem que sobrar inspiração


Créditos da imagem: Pexels.com

A decoração de ambientes pequenos precisa ser bem planejada do começo ao fim para que todos os espaços sejam otimizados o máximo possível.

Quando você busca por uma quitinete em Curitiba, você precisa preparar toda sua criatividade para tornar o ambiente aconchegante e funcional.
É preciso planejar estrategicamente cada cômodo da casa para não passar a impressão de que está poluído ou apertado.
É preciso ter criatividade para criar divisões, impressão de profundidade e ainda trazer cores que não deixem o ambiente desorganizado.
Para te ajudar nessa missão nada fácil, separamos algumas dicas infalíveis para tornar sua pequena casa em um grande lar. Vamos lá?

Pense na circulação dos ambientes
Mesmo que o cômodo seja pequeno, é preciso pensar na circulação de pessoas pelo local. Portanto, a melhor dica é prudência! Analise os objetivos que você pretende atingir e não encha o espaço com vários móveis, isto pode criar a sensação de um ambiente apertado.
Se as pessoas precisam desviar de móveis ou eletrodomésticos pelo caminho a sensação não é das melhores e diminui a acessibilidade para todos.
Uma dica é a utilização de móveis suspensos. Por exemplo, nos quartos, as prateleiras são uma boa opção para dar mais amplitude ao cômodo.

Integre os ambientes
Algumas casas para alugar em Curitiba já contam com ambientes integrados, como sala de estar e jantar ou quarto e sala.
Essa técnica é utilizada para aumentar o ambiente através da eliminação das paredes, que ainda por cima, ocupam muito espaço. Aderindo a essa integração, outro ponto positivo a se destacar é a circulação, o ambiente fica mais arejado e com mais espaço.
Outra novidade do mercado tem sido a construção de casas com o padrão de cozinha americana, ampliando o espaço social. A divisória é feita somente através de um balcão baixo, que pode ser a base da mesa ou de algum móvel para armazenamento de utensílios.
Em reformas, é simples adotar a integração de ambientes através da remoção de paredes e a substituição por portas de correr.

A mobília
Essa é parte fundamental para criar um ambiente mais aconchegante para cômodos pequenos. A quantidade e a disposição dos móveis podem tornar sua decoração um sucesso ou um fracasso.
Para aperfeiçoar o espaço trabalhe preferencialmente com móveis planejados e sob medida, para ocupar todo pequeno canto possível.
Os móveis multifuncionais são outra ferramenta importante na decoração de casas com pequenos cômodos. Nos quartos, sofá-cama, camas embutidas no armário ou painel dentro dos armários são invenções interessantes para esses tipos de ambiente.
Utilização de pufes para acentos extras e armazenamento de objetos também pode ser uma opção interessante para as salas. Na cozinha, móveis embutidos com lugares para os eletrodomésticos também economizam bastante espaço na casa.
Elimine portas. Sejam as portas para os diferentes ambientes da casa ou mesmo as portas de armários, balcões e cômodas. As portas de correr otimizam o espaço e trazem um ar mais moderno para a decoração.

Vidros e espelhos
Basta fazer uma busca pelos classificados nas imobiliárias para perceber a quantidade de pequenos apartamentos que tem seus ambientes ampliados com o fechamento da sacada em vidro.
A utilização de acessórios como vidro e espelhos cria uma amplitude interessante para ambientes pequenos. Através da ilusão da profundidade o cômodo pode parecer ainda maior do que é.

Jogando com as cores
As tonalidades de cores a serem escolhidas para a decoração dos ambientes pequenos merecem uma atenção maior. A cor interfere diretamente na percepção do tamanho do cômodo. As cores mais claras conferem mais amplitude ao ambiente.

A iluminação
Um lugar pouco iluminado parece sempre sombrio, não é? Então é importante levar em consideração que a maior incidência de luz cria uma impressão de amplitude ao local. Use luzes direcionais para valorizar ainda mais algumas partes específicas como mesas, quadros, espelhos, aquilo que você acha que merece uma atenção maior na sua decoração.