Jardins suspensos são tendências em apartamentos pequenos




Morar em apartamentos pequenos é uma realidade cada vez mais frequentes para as pessoas, já que os empreendimentos estão diminuindo as metragens dos apartamentos. E uma das maiores dificuldades é a decoração, em um lugar pequeno muitos itens podem ficar demais e poucos dá aparência de “apartamento pelado”.

O foco do post de hoje vai ser nas plantas, que hoje em dia também são um item de decoração. Quem mora em apartamentos mais apertados pode pensar que não vai dar certo, mas pode ficar tranquilo que existem espécies que se adaptam super bem a ambientes fechados e com pouco sol.

Jardins suspensos
São ideais para os ambientes com pouco espaço, além de facilitarem o cultivo das plantas. Você pode utilizar a varanda, caso o seu apartamento tenha uma, ou até mesmo as paredes e corredores internos. Se você é mais do tipo “do it yourself” o jardim pode ser feito com placas de madeira, cordas amarradas ao teto, garrafas pet, basta ter criatividade.

Mas se você já não é tão habilidoso assim em montar estruturas, no mercado existem várias opções de jardim já pronto em forma de cavalete, placas para colocar na parede.

Vantagens e desvantagens
A economia de espaço é o principal ponto positivo, e se o jardim encontra-se dentro do apartamento ele irá ajudar no controle térmico do local. No verão ele ajuda a proteger sua casa das altas temperaturas e no inverno tudo fica mais ameno.
 E uma das maiores desvantagens é o cultivo, pois é importante estar atento a irrigação de cada espécie de planta, caso você tenha interesse em compor o jardim com vários tipos. Escolha bem e não se preocupe apenas com a estética, pois você pode escolher um tipo de planta que se desenvolva muito mais do que o seu jardim pode comportar. É uma boa opção você procurar um profissional da área para te ajudar a escolher.