Como criar um Home Office no seu apartamento

 Como criar um Home Office no seu apartamento


Hoje em dia, graças à Internet e das novas tecnologias de informação, algumas modalidades de trabalho se intensificaram. E o trabalho do tipo Home Office é um deles.

Home Office, como o próprio nome em inglês indica, pode ser traduzido como “Escritório em Casa”. Ou seja, com um computador, com acesso à internet e com as atuais tecnologias de compartilhamento, trabalhar em casa já é uma realidade para muitas pessoas.

Atualmente, profissionais que atuam como jornalistas, administradores, designers, publicitários, bem como outros segmentos, trabalham no conforto dos seus lares.

Vantagens de um Home Office

A modalidade de trabalho Home Office traz muitas vantagens, uma delas é a agilidade graças às tecnologias de compartilhamento envolvidas.

Já outra vantagem é um melhor rendimento, pois o profissional geralmente se sente mais à vontade trabalhando em sua própria casa.

Além disso, com o Home Office é possível obter maior economia para muitos empresários, já que muitas despesas básicas como, transporte, refeição e outros gastos são aos poucos eliminadas.

Sendo assim, ter o seu próprio escritório em casa, de uma forma geral, significa para muitos trabalhar diariamente com mais autonomia e liberdade. É um reflexo dos novos tempos.

Até tempos atrás, era inimaginável a ideia de que o apartamento poderia ser o local de trabalho para uma pessoa.

Hoje em dia essa realidade ganhou força e, até mesmo, há alguns profissionais que procuram apartamentos à venda já pensando na possibilidade de ali montar o seu Home Office.
Porém, para que o Home Office seja um local onde o seu trabalho seja satisfatório e rentável, é necessário ter organização e planejamento.

A criação de um Home Office no seu apartamento

Diante de tais vantagens, é mesmo muito tentador investir em um Home Office.

Para assegurar que o seu escritório em casa seja realmente um bom local para o seu trabalho render, é importante seguir alguns passos básicos.

Com isso, é possível criar um ambiente tranquilo e acessível para a realização das suas tarefas. Confira então algumas dicas para montar um Home Office no seu apartamento:

Encontre o lugar mais adequado no seu apartamento para criar o seu Home Office

Esse é um quesito muito importante. O local mais adequado do seu apartamento é sempre aquele onde você tem a possibilidade de manter o seu material de trabalho, tais como o notebook, a impressora e mais alguns dispositivos que podem ser relevantes.

É recomendado que esse local do apartamento tenha certa distância das áreas sociais do apartamento, tais como a sala de estar e a cozinha.

Dessa forma, se torna mais fácil garantir a concentração que você precisa e não perder o foco no trabalho.

A iluminação adequada para o Home Office no apartamento
Projeto: Viviane Loyola Arquitetura

O seu local de trabalho deve priorizar uma importante característica: a boa iluminação.

A questão da iluminação é um quesito básico, pois um espaço mal iluminado prejudica a sua visão e, por consequência, atrapalha o seu rendimento.

Além disso, com o passar do tempo pode ocasionar problemas de visão.

O tipo de iluminação mais adequado é a natural, que assegura um ambiente mais agradável. Caso não seja possível, vale investir em luminárias de mesa, por exemplo.

Sempre pense na questão da ergonomia
Florense 

Um bom Home Office no apartamento passa por uma boa ergonomia. A ergonomia compreende técnicas que visam criar um ambiente de trabalho saudável e confortável.

Sendo assim, para o seu Home Office, é importante pensar em estantes, cadeiras e outros objetos que não geram problemas na sua postura corporal.

Graças a um bom estudo ergonômico do seu espaço de trabalho, você assegura o conforto que necessita para exercer as suas tarefas.

O tamanho ideal para o Home Office

É difícil definir com precisão qual é o tamanho mais adequado para a criação de um Home Office confortável. O fato é que o ambiente deve ter espaço para conter todos os materiais que você precisa para efetuar as suas atividades. 

Um ambiente com pouco espaço prejudica a ergonomia e dificulta a organização. O ideal é sempre escolher um cômodo onde você se sinta bem à vontade.

Já um ambiente melhor pode ser útil caso você atue em um trabalho que exija reuniões e conversas com clientes.

Improviso e criatividade para o seu espaço

Mesmo que o seu apartamento tenha cômodos de tamanho reduzido, ainda é possível montar um Home Office.

Para isso, vale utilizar os móveis multiusos, como escrivaninhas dobráveis e que podem se tornar uma mesa, cadeiras retráteis que não ocupam muito espaço.

Os móveis multifuncionais são uma interessante alternativa para salas e quartos com dimensões pequenas.

Um lugar organizado propicia um melhor trabalho

A organização é tudo quando o assunto é Home Office no apartamento.

Manter o ambiente e os seus materiais devidamente organizados, em lugares determinados e de fácil alcance, assegura para você maior agilidade e rendimento.

Quando você sabe em quais gavetas e estantes estão os documentos certos, não há perda de tempo procurando. A organização vale também para os objetos na sua mesa de trabalho.

As cores certas para o seu Home Office

Levando em consideração que o local de trabalho será onde você passará a maior parte do dia é importante que ele seja agradável aos olhos, que transmita calma e não atrapalhe a concentração.

Por isso, é válido manter cores neutras, tais como o branco, tons de cinza e também tons de madeira.

A disposição adequada de quadros e plantas para enfeitarem e equilibrarem visualmente o espaço também são artigos interessantes.

Home Office x Salas comerciais para alugar

Graças à possibilidade de realização de trabalhos remotos, a ideia do Home Office hoje em dia é uma possibilidade cada vez mais atraente principalmente pela economia.


Ainda assim, há quem procure nos classificados de imóveis possíveis salas comerciais disponíveis para alugar. Essa também é uma possibilidade para quem ainda não consegue se acostumar a trabalhar em casa. 







Comentários