Como tornar a casa mais segura para os idosos


Neste domingo (1º) será comemorado o Dia do Idoso. Com o processo natural de envelhecimento, algumas necessidades surgem. Dentre elas está preparar a casa para proporcionar mais comodidade e segurança.
Um dos maiores riscos para os idosos é o de queda. De acordo com o Ministério da Saúde, um terço dos idosos brasileiros sofre uma queda a cada ano. Algumas são resultantes das limitações próprias da idade, como redução na mobilidade e equilíbrio. No entanto, é possível diminuir a exposição do idoso ao risco, adotando cuidados específicos.
Geralmente o primeiro ambiente da casa que precisa ser adaptado é o banheiro. Alguns elementos permitem que o idoso tenha autonomia nas tarefas diárias, como as barras de apoio. Outro cuidado é com o piso, que precisa ser antiderrapante. “Se for instalar um novo, prefira os que já possuem essa característica, como o porcelanato com acabamento cimentício. Caso não saiba que é possível aplicar produtos diretamente no piso já existente, para evitar escorregões e quedas”, destaca Juliana Perez Machado, diretora da boutique de revestimentos Inpermal. Caso o idoso possua baixa visão, outro cuidado é com metais e louças (vaso sanitário, cuba etc.). Escolher itens com cores contrastantes com o piso e as paredes é um recurso que facilita a visualização.

Em ambientes como salas e quartos, as dicas são evitar o uso de tapetes e eliminar degraus e desníveis. Também é importante deixar a área de circulação livre, retirando móveis como mesas de centro e de canto, se for preciso. Para as portas, escolha maçanetas tipo alavanca, pois são mais fáceis de abrir. E se a casa possuir escada é fundamental instalar corrimão nos dois lados, para aumentar o apoio. 

Comentários