CasaCor Minas 2017: Áreas Externas

CasaCor Minas - Varanda de entrada

CasaCor Minas - Bilheteria

Varanda Green - Droysen, Marcelo e Octávio Davis
Varanda Green - Droysen, Marcelo e Octávio Davis
  
Tanto a Varanda de Entrada como a Bilheteria, projeto de Thales Lucchesi, Marcelo Martins e Ana Paula Pereira, vencedores da maratona ARCHATHON já anunciam a novidade e convidam o visitante a conhecer os demais ambientes. Baseado no Form Follows Function, princípio do design funcionalista segundo o qual a forma deve seguir a função, esses ambientes foram projetados para instruir o fluxo dos visitantes de maneira intuitiva. A disposição e o material do mobiliário na área externa e a posição do balcão na parte interna definem fluxos e permanências, bem como o faz o caminho de luz no teto, que cria uma conexão com a varanda, de forma orgânica e moderna. Utilizando tubulares de led, ele segue o desenho da luminária externa art decó, acervo tombado do prédio e vai se desconstruindo à medida que adentra o casarão.

Jardins de Entrada - Carla Pimentel e Marina Pimentel 
Quem assina os Jardins da Entrada são as paisagistas Carla e Marina Pimentel, que tiveram, como grande desafio, desenhar um jardim em patrimônio tombado e, assim, tiveram que adequá-lo às limitações e regras do IPHAN. Mesmo sem poder lançar mão de recursos ornamentais como fontes, esculturas ou espelhos d’água e tendo que se limitar à perspectiva de 80 cm de altura, ele é encantador. Um trabalho sensível, com diferentes composições de cores, texturas, formas e aromas. O diferencial luxuoso são os canteiros de flores e folhagens, que ganharam a companhia de plantas frutíferas como a laranja Kinkan e ervas aromáticas como manjericão e Lavanda.

Jardins de Entrada - Carla Pimentel e Marina Pimentel 

Ginger Bar - Angela Roldão

Ginger Bar - Angela Roldão

Ginger Bar - Angela Roldão
 O Ginger Bar, uma das grandes atrações desta edição, tem projeto de Angela Roldão. Com soluções simples e funcionais, ele ocupa um pequeno espaço interno e se estende à área externa, com mobiliário contemporâneo espalhado pelo jardim. Para compor o primeiro bar de Gim de Belo Horizonte, que tem, ainda, o ineditismo de produzir a própria bebida, a inspiração veio de museus da Europa, com os ombrelones e o mobiliário em alumínio e vidro, tudo bem leve. Na parte interna, um antigo porão onde também funciona uma cozinha aberta, o clássico e o moderno são valorizados pela parede com textura em pó de ouro.

Ginger Bar - Angela Roldão

 créditos das imagens: Jomar Bragança

Comentários