Piso Vinílico ou Piso Laminado- veja as diferenças!

Para escolher o piso da sua casa é preciso considerar muitos fatores além do acabamento e da beleza.
Manutenção, durabilidade, sustentabilidade e por que não a estética devem ser colocados na balança antes da tomada de decisão.

Pisos laminados
Este tipo de piso é mais indicado e utilizado para ambientes, tanto para áreas residências como comerciais. Como suas qualidades podem citar a facilidade da limpeza e manutenção, a resistência a riscos e a alta durabilidade. Assim como a madeira natural, o piso laminado apresenta uma grande escala de cores e tipos. Inclusive algumas imitam fielmente a madeira original.
A aplicação deste piso é rápida e fácil. Estima-se que é possível instalar 50 m² em apenas um dia de trabalho. É permitido inclusive que seja instalado sobre o piso existente, se este estiver nivelado e sem buracos. A instalação é feita pelo sistema cola e click.
O piso é ecologicamente correto, pois as placas de pisos laminados são compostas por compensados, que a maior parte dos fabricantes já adotou o uso de madeira reflorestada com os certificados. E a limpeza é feita com pano úmido ou detergente neutro. Existe no mercado produtos exclusivo para a limpeza e durabilidade destes pisos.
A instalação é feita sobre mantas de polietileno, que protegem da umidade e funcionam ainda como isolantes acústicos e térmicos.
Por se trata de um processo de fabricação que envolve calor e alta pressão, a superfície torna-se mais durável que a madeira convencional.
Conforme o acabamento escolhido, o piso pode se tornar escorregadio e não é recomendado para animais de estimação.

Pisos vinílicos
A grande característica deste piso é o seu desempenho acústico e térmico que agregam ótimo desempenho nos ambientes internos.
O piso é muito resistente, apresentando uma alta durabilidade, antialérgico, macio, anti-chamas, não retém poeira e é fácil para limpar. Ele se apresenta em três formas: manta, placa e com tons de madeira.
Ele não é indicado para áreas externas ou ambientes que tenham contato com água ou que seja muito úmido como banheiro. Moveis pontiagudos também devem ser evitados sobre este piso, pois podem gerar danos ao acabamento e a estética do piso.

Na hora da instalação ele dificilmente mancha, o que o torna fácil de ser instalado. Ele deve ser colocado sobre o contrapiso. 


 Fotos: Reprodução






Comentários